quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

é cada uma que eu tenho que ouvir...

meu namorado é ciclista. 

já faz cinco anos que a gente tá junto e faz mais ou menos isso também que ele pedala. a bike é um pedaço tão grande da vida dele que, consequentemente, acabou entrando na minha. foi ele quem me ensinou a pedalar, inclusive (aham, eu já tinha 19 anos ^^). 

eu sou daquelas namoradas bem babonas mesmo, morro de orgulho de ver tudo que esse menino é capaz de fazer quando tá em cima de uma bicicleta. e não é pra menos, já que ele é a única pessoa que eu conheço que pode falar que já pedalou 500km em apenas 4 dias. SABE? é esse o nível do atleta.

mas como ninguém nasce expert, ele precisa treinar bastante pra fazer tudo o que faz. e isso significa que a nossa rotina enquanto casal foi obviamente afetada pela rotina dele enquanto ciclista. nós nunca dormimos juntos de sexta feira, porque aos sábados ele sai de casa as 6 da manhã pra pedalar (e eu não consigo continuar dormindo depois que ele acorda, tenho sono leve e blabla). nós raramente almoçamos juntos de sábado, porque os treinos dele são longos e ele demora pra voltar pra casa. se ele tem uma noite livre durante a semana, ele não vai ocupar esse buraco saindo comigo: ele vai usar pra pedalar. é claro que no começo isso me incomodava, mas depois de cinco anos eu já tô mais do que acostumada, né? e aprendi que a melhor forma de lidar com isso é me adaptar a essa realidade. por exemplo, tudo que eu preciso fazer, eu dou um jeito de enfiar nesse período de tempo em que ele tá treinando, assim a gente consegue aproveitar o resto do fim de semana. 

por mais que às vezes eu sinta falta de passar o sábado com ele (tem dia que a gente só consegue se ver de noite), tá bom desse jeitinho. se ele treina, ele fica feliz. se ele fica feliz, eu fico feliz. e assim a gente segue, juntinhos, fazendo as adaptações necessárias sempre que for preciso.

toda vez que eu falo pra alguém que meu namorado é ciclista e começo a contar as peripécias desse homem, as pessoas tem uma dessas duas reações:
1) ou elas ficam perplexas e falam coisas como "meu deus como ele consegue pedalar tanto assim, só de pensar eu já morri"
2) ou elas automaticamente falam do perigo que é andar de bicicleta em são paulo (ainda mais em tempos de prefeito que quer acelerar a cidade...)

mas esses dias, pela primeira vez, eu me deparei com um comentário que fugiu dessas duas respostas já esperadas. a coisa foi tão absurda que eu duvidei que tava ouvindo aquilo. no começo eu tava respondendo, mas depois eu desisti. já parei de bater palma pra maluco dançar.

a seguir, uma representação desse bendito diálogo:

eu: tem dia que o leonardo sai de casa as 6 pra pedalar e volta só de tarde
a pessoa: e você não tem ciúmes?
eu: na verdade, não (daí eu já comecei a desconfiar que a conversa ia degringolar, né...)
a pessoa: eu duvido que você não tenha ciúmes! é impossível não ter!
eu: mas não tem razão pra isso... 
a pessoa: mas não tem ninguém que pedale com ele que você desconfia? (aí eu já tava querendo me enfiar num buraco né, tava sentindo até vergonha)
eu: gente, que isso, imagina, ele só pedala com homem (sei lá, tava respondendo qualquer coisa só pra ver se o assunto acabava)
a pessoa: mas como você pode ter certeza que ele sai mesmo pra pedalar? olha bem hein, nunca se sabe. é de se estranhar um cara que sai de casa todo sábado de manhã e só volta depois do almoço...

nesse ponto eu virei pro lado e continuei conversando com outra pessoa, que me perguntou coisas coerentes com o assunto (por exemplo, "mas ele pedala em estrada também ou só na cidade?").

gente, pelo amor de deus.

QUAL A NECESSIDADE? a pessoa tem que ser muito amarga pra sugerir uma coisa dessa sem razão. foi um despropósito tão grande! imagina se eu fico desconfiada e arrumo encrenca com o menino? imagina se sugerir traição é gatilho pra mim e isso me deixa com a autoestima abalada de graça? pra que soltar um comentário maldoso desse? deus me livre e guarde.

uma das coisas que eu aprendi nessa vida e que eu faço questão de colocar em prática é: se você não tem nada de bom pra acrescentar, fica quieto. pena que nem todo mundo consegue exercitar o bom sensinho. a nossa convivência com o próximo seria tão mais fácil se as pessoas fossem capazes de colocar a mão na consciência por um minutinho...

3 comentários:

  1. teve gente que, no passado, quis me ensinar a ter ciúmes de um ex. gente da minha família, é ridículo. eu nunca tive ciúmes de ninguém até agora, e posso dizer que é uma merda, sei que é errado então fico na minha tentando voltar à realidade, porque é sentimento que só traz malefícios - para quem sente, e não a 'vítima' do ciúme. espero que esses comentários ridículos não aconteçam mais, mas caso continuem, o jeito é ignorar na cara dura mesmo. as pessoas são condicionadas a acreditar que sentir ciúmes é sentir cuidado com 'o que é seu'. viva seu namoro em paz, viu? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu era bem ciumenta no meu antigo relacionamento, tinha essa visão distorcida de "quem ama, cuida". agora que finalmente me livrei desse sentimento destrutivo, as pessoas em volta continuam querendo me fazer sentir assim!! que coisa horrível

      tô aqui na torcida pra que um dia todo mundo possa ser feliz em paz e sem pressão!

      Excluir
  2. A mania de colocar todo mundo dentro de um senso comum é horrível, né? Meu namorado é surfista e conhece muita gente, direto conhece gente na praia e já me questionaram também se eu não tinha ciúme por ele conhecer tanta mulher na praia (surfistas, amigas dos amigos surfistas dele). E eu só fico: não, ué. Quando vou na praia com ele, ele literalmente me apresenta todo mundo que conhece e passa do lado dele, mas isso nem vem ao caso.
    Se você não pode confiar na outra pessoa que tem uma vida própria, então você não tá BEM consigo mesmo pra estar com ninguém. Hoje em dia penso assim. Depois de muitos episódios de ciúmes com relacionamentos passados também.

    Ciúme não garante nada. É só desgaste para ambas as partes.

    Desejo muita sorte e muito amor pra você e seu namorado. <3 e fuck the police. Sejam felizes do jeito que vocês sabem ser. :)

    Beijos :)

    ResponderExcluir