terça-feira, 2 de janeiro de 2018

livrinhos de 2017 - parte IV

pra ver o que veio antes, é só clicar: parte I, parte II e parte III 😊

* * *

OUTUBRO (4 livros)



 A história de quem foge e de quem fica - Elena Ferrante (2013)
3º volume da tetralogia napolitana e só o que eu tenho a dizer é: quanto mais velhas a lila e a lenu ficam, mais eu quero bater nelas duas até que as bonitas coloquem a mão na consciência e parem de fazer bosta hahaha esse livro fala da fase adulta dessas personagens, então trabalha a questão do casamento, da maternidade e tem bastante discussão política, luta de classes e tal. é mais pesado do que os anteriores, acredito que por causa do tema mesmo. terminei curiosa pra saber qual vai ser o fim da história! (mas não tanto, o primeiro ainda é meu queridinho ^^)

 Strange Fruit - Caryl Phillips (1981)
comecei o último trimestre do ano com uma leitura muito doida, só pra variar um pouquinho haha li essa peça pra uma matéria da faculdade também, então é em inglês e o tema é bem específico: uma família de imigrantes caribenhos vivendo na inglaterra. fala sobre não pertencimento, sobre se iludir com um lugar idealizado, sobre racismo e violência. é pesado, eu garrei ódio do personagem principal, mas gostei bastante de ler. além de ser curtinho né, o que é sempre um ponto positivo haha

 Vamos tentar! Buscando o potencial intelectual da criança - Toru Kumon (2001)
HAHAHAHAHAHA ai, ai. digamos que eu tenha sido obrigada pelo meu coordenador no trabalho a ler esse livro e: chato pra porra. o título parece interessante, né? cê pensa que vai aprender umas coisas legais pra trabalhar melhor na educação infantil, porém....... não recomendo, tá? segue o baile.

 Quincas Borba - Machado de Assis (1891)
uma das minhas metas de vida é ler todos os romances do machado, mas ele me complica. porque os livros são incríveis, os narradores são uma coisa de louco de tão bons, mas é CHATO DEMAIS de ler. e olha que eu gosto do cara! hahah mas enfim, esse tá longe de ser um dos melhores livros dele, mas tem umas passagens bem legais. principalmente o começo, enquanto a gente ainda acompanha um dos quincas borbas (tem que ler pra entender, hein :P), mais pro final a leitura vai ficando cansativa. mas ler machado é sempre uma oportunidade bem boa de aprender um pouco mais sobre as pessoas e a política do país na época em que os livros se passam, já vale a pena só por isso!



NOVEMBRO (5 livros)



 A guerra não tem rosto de mulher - Svetlana Alexijevich (1985)
até o momento esse foi, com certeza, o melhor livro que eu li no ano. e um dos melhores que eu já li na vida também. o livro é uma coletânea de relatos de mulheres soviéticas que participaram da segunda guerra mundial, ocupando os mais diversos cargos (desde a lavadeira que perdia as unhas de tanto lavar as roupas cheias de sangue dos soldados, até aquela que tava na linha de frente atirando na cabeça do inimigo). é uma visão diferente da guerra, elas narram as batalhas de um jeito que um homem não faria. e é absolutamente incrível conhecer esse outro lado, dá vontade de chorar e de fazer justiça a todas essas mulheres. recomendo muito a leitura, de verdade!

 Clube dos leitores de histórias tristes - Lourenço Cazarré (2005)
minha professora do fundamental passava um livrinhos muito curiosos pra gente, né? olha esse nome!!!! hahah o livro conta a história de um clube de leitura formado por adolescentes de uma escola, mediado por uma mulher que escolhia quais seriam as tais histórias tristes que eles deveriam ler. tem bastante coisa legal nesse livro, mas o que eu acho mais incrível é que ele apresenta pras crianças (que são o público alvo, já que o livro é infanto-juvenil) uns escritores bem importantes, tipo o kafka, o ray bradbury e o gógol, por exemplo. é claro que num é um livro bom pra um adulto, mas vale bem a pena pra dar de presente pra um primo novinho que precisa aprender a valorizar mais a leitura ;)

 Como navegar em uma tempestade de dragão - Cressida Cowell (2008)
eu só vou me aquietar quando eu terminar de ler essa coleção (ainda faltam 6)! hahaha vou falar a mesmíssima coisa que eu falo em to-dos os livros desses: uma gracinha, super divertido, adorei, deem esses livros pras crianças de vocês! :) esse especificamente fala sobre os vikings chegando na america e é bem legal o desenvolvimento da história, os dragões são ótimossss hahaha


 Vá, coloque um vigia - Harper Lee (2015)
gente, olha... que livrinho meia boca, hein? convenhamos que sequer parece ter sido escrito pela mesma autora de "o sol é para todos" né, sinceramente. seria melhor que não tivesse sido publicado, na verdade. dava pra deixar o manuscrito na gaveta pra todo o sempre, de tão desnecessária que é a existência desse livro nos dias de hoje. talvez se ele tivesse sido lançado lá nos anos 60, junto com o outro, fizesse sentido. hoje não faz mais. a história é chata, o desenvolvimento das personagens de um livro pra outro é meio péssimo, eu peguei ranço de personagens que eu tinha gostado muito, ela aborda uns temas pesados - racismo e preconceito de classe - de um jeito que parece que ela tá dando razão pro racista... sabe? tá tudo errado. não recomendo jamé, mas "o sol é para todos" eu recomendo sim, finge que esse aqui nunca existiu e vai ler o outro porque vale a pena! 

 Harry Potter and the philosopher's stone - J.K. Rowling (1997)
só lendo o meu livro preferido da vida mesmo pra me ajudar a esquecer a decepção do livro anterior! esse que eu li é edição comemorativa de 20 anos, com temática da corvinal, então talvez seja o livrinho mais especial do mundo. ele é maravilhoso, todo azul, cheio de detalhes extras sobre a minha famigerada casa de hogwarts (ravenclaw pride! ♡)... sabe???? a cada página era uma lagriminha que queria escorrer. que delícia que é reler essa história e voltar pra esse universo de tempos em tempos, ainda mais no original! HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL EU TE VENEROOO!!


DEZEMBRO (4 livros)



 História da menina perdida - Elena Ferrante (2014)
aaaa eu não acredito que minha tetralogia acabou!!!! esse livro tá empatadinho com "a amiga genial" no posto de melhor da série. só não digo que esse é meu preferido porque a lenu sofrendo por macho me fez passar raiva d+ ^^ e porque eu esperava algo um pouco diferente no final, achei que faltou conclusão, mas entendi o propósito.. hahah essa tetralogia é incrível! <3 é uma história pesada, densa, cheia de conflito, com uns personagens MUITO reais. recomendo muito e peço a quem ler que venha conversar comigo depois porque eu precisooo falar sobre esses personagens!!!

 Contando histórias em versos: poesia e romanceiro popular no Brasil - Bráulio Tavares (2005)
livrinho teórico sobre poesia feito pra quem é leigo mesmo. é a transcrição de um curso dado pelo autor, então tem aquele tom bem "professoral", mas isso não deixa o livro ruim de ler. pra quem manja de poesia ele talvez seja até meio ridículo, mas eu tenho um conhecimento mínimo então até gostei do fato de ele ser super didático. minha parte preferida foi conhecer um pouco mais sobre o estilo de poema dos cordéis e ler alguns famosos que ele coloca no livro, tem cada coisa incrível por esse brasilzão!!! não sei se eu recomendo a leitura desse livrinho em si, mas deixo aqui uma dica séria: literatura nordestina é SEMPRE um sucesso, de romanção famoso a cordel, leiam o que vcs encontrarem!!!

 Dois irmãos - Milton Hatoum (2000)
que LIVRASSOOO! é por causa de livros assim que eu exalto a literatura brasileira, meus amigo!!! se você não tem saco pra machado de assis e guimarães rosa, mas tem vontade de conhecer melhor a literatura nacional, se joga nesse aqui que é 200% de certeza que vai ser sucesso! amei a história, a forma como ela é contada, os elementos culturais que ela apresenta e a escrita do milton é incrível! o livro tem quase 280 páginas e eu li EM UM ÚNICO DIA, vejam bem. já tô doida pra ler todos os outros desse cara!!! <3

 Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã - Malala Yousafzai e Christina Lamb (2013)
eu bem queria terminar o ano em grande estilo com o livro anterior, mas ainda faltavam 12 dias pra acabar 2017 então não rolou hahah daí que eu ganhei esse aqui de presente de natal do meu irmão e achei que seria justíssimo encerrar 2017 com essa história que, por sinal, é incrível! é claro que a escrita não é nada absurdamente maravilhosa, até porque o objetivo do livro nem é encantar por meio desse quesito, mas também é óbvio que eu gostei muito de conhecer essa história pela visão da própria malala. ceis acreditam que a bichinha já viveu tudo isso e é 2 anos mais nova do que eu? pois eu tenho dificuldades de lidar com esse fato.. preciso nem dizer que eu recomendo, né?

* * *

e os resultados parciais desse trimestre são:

 livros terminados 13 x 0 livros abandonados

 literatura brasileira 4 x 9 literatura estrangeira (2 da itália, 1 do caribe, 1 do japão, 1 da bielorrússia, 2 da inglaterra, 1 dos eua e 1 do paquistão)

 livros lidos no kindle 6 x 7 livros físicos

 autoras mulheres 7 x 6 autores homens

 releituras 2 x 11 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário