sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

e as tais palavrinhas mágicas, hein?

a gente tá vivendo no meio de uma galera tão mal educada que quando alguém é minimamente simpático já parece muito, né?

por exemplinho, é MUITO COMUM eu ouvir de vendedores/funcionários que eu sou educada, que sou uma gracinha e isso e aquilo. mas assim.. eu obviamente não faço mais do que a minha obrigação. falo por favor, obrigado e dou um sorrisinho. SÓ. não é possível que isso seja tão raro que as pessoas se surpreendam a ponto de me elogiar, sabe? é uma coisa tão básica você agradecer depois que alguém te faz um favor/um serviço, como que pode eu ser considerada educada por fazer uma coisa dessa? a pessoa devia é levantar uma plaquinha escrito Não Fez Mais Do Que A Sua Obrigação™ em vez de ficar impactada..

fui num restaurante uma vez e o banheiro tava interditado, porque tinha acabado de estourar um cano. mas eu queria lavar a mão, então perguntei pra uma moça da limpeza se eu podia pelo menos usar a pia. ela deixou, eu fiquei 2 minutos dentro do banheiro e agradeci quando passei por ela de novo. escutei ela e um outro funcionário comentando como eu era fofa e educada, com um sorriso bonito (o que é uma vdd pois meus anos de aparelho valeram muito a pena). mas assim, sério agora, não teve nada demais nessa interação. e esses dias uma vendedora comentou com a outra quando eu tava indo embora “nossa, que boazinha, né? super educada, que coisa!” só porque eu disse “não precisa da minha via do cartão não, brigada, tchau!” e dei um sorrisinho. GENTE. o que tá acontecendo que isso é uma atitude diferenciada em vez de ser o procedimento padrão pra quando você se despede??????

eu fico pistola quando vejo o quanto a gente tá indo de mal a pior, puta que o pariu. se tem uma coisa que meus pais me ensinaram é “não seja escroto com ninguém, trate todo mundo bem e você só tem a ganhar com isso”, além das regras básicas da vida em sociedade né (que seriam “por favor”, “desculpa”, “com licença” e “obrigada”). mas aparentemente nem todos os pais tiveram o mesmo bom senso de ensinar essas coisas pros seus filhotes????? eu tenho uns alunos pequenos que simplesmente DESCONHECEM essas quatro expressões. a gente tem que ficar o tempo todo relembrando os belezinha de que ninguém é obrigado a fazer as coisas pra eles, é um troço meio desgastante. esses dias mesmo um bonitinho, que queria uma borracha emprestada, teve a pachorra de olhar pra minha cara e falar "borracha!" em vez de pedir. eu só entreguei depois que escutei "por favor" e ainda cobrei o agradecimento no final, porque isso é o MÍNIMO. e ele tem 9 anos, não é como se estivesse há pouco tempo nesse mundo...

depois eu falo que odeio conviver com pessoas e minha mãe fica chocada. mas convenhamos que não é possível viver feliz no meio de um bando de gente sem educação e, pra completar, sem um pingo de noção no meio da cabecinha vazia. deus me dibre!

2 comentários:

  1. Cadê Xuxa ensinando desculpa, por favor, com licença e obrigada pra esse povo?? (Mentira, Xuxa é uma referência péssima, mas talvez seja uma boa tocar pra essas crianças pra ver se entra na cabeça a td custo)

    ResponderExcluir
  2. "a gente tá vivendo no meio de uma galera tão mal educada"
    Resumiu tudo aí.

    Antes, eu não cumprimentava e nem sorria muito porque tinha vergonha, sempre fui tímida, mas hoje, apesar de ainda não ser muito boa em desenvolver conversas, consigo ao menos cumprimentar e sorrir o que já é meio caminho andado. E, mesmo assim, de vez em quando, ainda recebo respostas secas e caras fechadas. ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderExcluir