quinta-feira, 6 de julho de 2017

livrinhos de 2017 - parte II

ei, você aí: cê viu quais foram os livros do primeiro trimestre do ano? caso a resposta seja não, clica aqui pra você ficar por dentro das leituras: livrinhos de 2017 - parte I 😉


* * *

ABRIL (4 livros)

 Presente do mar - Anne Morrow Lindbergh (1955)
esse eu li por recomendação de mamãe. aliás, vocês já perceberam que minha mãe vive me recomendando uns livros que eu jamais pegaria pra ler de vontade própria, né? hahaha ela me disse "lê esse aqui, é muito bonito. por mais que você não esteja nessa fase da vida, acho que cê já tem entendimento suficiente pra entender o que ele fala". até aí eu não tava convencida, mas decidi ler quando ela disse que foi um livro importantíssimo na vida dela, que fez uma diferença tremenda na forma dela enxergar certos aspectos da vida. quer me convencer a ler/assistir/ouvir alguma coisa, é só me falar que ele teve um impacto sobre você e eu tô dentro! hahah enfim.. realmente eu não sou o público alvo do livro, mas gostei de ler. você aí, mulher casada e com filhos (e que consiga entender que a autora escreveu isso nos anos 50 e fazer as devidas ressalvas): vai que é tua ;)

 Mayrig - Henri Verneuil (1985)
li pra minha aula de cultura armênia e, por mais que não seja nenhum primor da literatura, é uma história bem emocionante. o autor narra a trajetória da família dele ao chegar na frança, quando ele tinha só quatro anos, fugindo do genocídio armênio. esse é um livro bem importante da literatura armênia da diáspora, o verrneuil mostra de um jeito bem cru (e meio infantil, já que ele narra os acontecimento da infância dele) qual era a realidade dos refugiados em terras estrangeiras. pra quem se interessa em conhecer um pouquinho de outras culturas, fica aí a dica ;)

 A obscena Senhora D - Hilda Hilst (1982)
livro curtinho, menos de cem páginas, que eu li rapidíssimo mas que me causou uma confusão tremenda. cheguei ao final da história sem entender exatamente quem é que narra o livro, achei uma loucura. senti como se eu estivesse lendo clarice: não tô entendendo muita coisa, não sei se quero continuar, mas não consigo parar de ler. alguns trechos me deixaram com vontade de chorar, outros me fizeram dar risada.. terminei querendo abraçar a senhora d, pra ser bem sincera. mas não é um livro pra qualquer um não, já deixo bem claro. foi meu primeiro contato com a obra da hilda e, ainda que eu não tenha amado a leitura, fiquei curiosa pra conhecer um pouquinho mais!

 Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear - Svetlana Aleksiévitch (2016)
primeiramente: que capa linda essa da edição da companhia das letras, hein? e segundamente: que livrão!!!! eu demorei um pouquinho pra ler e fiquei dias com um desgraçamento na cabeça, pensando no quanto o ser humano é horroroso, mas valeu tanto a pena! nesse livro a autora transcreve os relatos das pessoas que, de alguma forma, fazem parte da história de chernobyl: quem trabalhou pra combater a explosão, quem morava lá perto do reator, quem teve parente que morreu em decorrência do acidente, quem fazia parte da comunidade científica da época, quem foi pra lá fugido de algum outro lugar... enfim, são diversas histórias e perspectivas diferentes e é um jeito bem impactante de descobrir "um outro lado" dessa história, uma versão diferente daquela que a gente aprendeu na escola - o lado humano da coisa. é bem emocionante, mas tem que ter estômago pra ler alguns dos relatos, algumas histórias ali são bem pesadas..


MAIO (5 livros e 1/4)

 Terra sonâmbula - Mia Couto (1992)
tô cursando literatura moçambicana de língua portuguesa na faculdade esse semestre e fiquei bem feliz quando vi que esse livrinho faz parte das obras que serão estudadas, eu realmente tava só esperando uma oportunidade pra ler :D vocês viram que eu fiz algumas ressalvas ao livro de contos do mia couto lá em fevereiro, né? mas os romances dele são uma coisa impressionante, não dá pra não amar. eu gostei muito da leitura, tem umas passagens muito bonitas no livro. vale bastante a pena <3 (mas é daquelas histórias em que o final fica meio em aberto, e eu odeio isso, então se eu tivesse que fazer alguma reclamação sobre o livro seria essa haha)

 O Evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago (1991)
eu tenho a impressão de que alguém me disse que esse era o seu livro preferido do saramago. minha professora de literatura portuguesa do semestre passado, talvez. enfim, fiquei com isso na cabeça e resolvi ler. mas assim... que livro difícil!!!!!!!! a leitura não tava fluindo de jeito nenhum, eu fiquei uma semana pra ler menos de 20%.... daí eu deixei de lado e fui ler outras coisas, porque não queria ficar empacada numa leitura que não tava saindo do lugar. li uns três livros e peguei esse aqui de novo, aí li mais um pouco e desisti de vez. pode ser que num futuro próximo eu pegue de novo, porque acho a premissa do livro bem boa de verdade e tenho esperanças de amar muito no final das contas, mas nesse momento não rolou. ô saramago, pra quê dificultar tanto a minha vida, hein? :~

 Coraline - Neil Gaiman (2002)
vocês tem noção de que esse é um livro pra crianças???????? neil gaiman, larga mão de ser descaralhado das ideias!!!! gente, que medo dessa porra! hahahaha eu nunca tive coragem de ver o filme, porque aqueles botões no lugar dos olhos das pessoas me deixam apavorada, mas sempre tive curiosidade pra saber sobre o que se tratava. daí fui lá na maior inocência pegar o livrinho, que é super curto, e quase morri hahahaha a história é ótima, a coraline é maravilhosa, mas dá medinho real. recomendo, inclusive hahaha

 A vida na porta da geladeira - Alice Kuipers (2007)
o que esse livrinho tem de curto ele tem de triste, sinceramente. quis chorar umas 837x ao longo da leitura, de tão mal que eu me senti. e ainda terminei de ler com cara de besta, porque fiquei esperando o final feliz e ele não veio.. hahah o livro é bem pesado, mas eu gostei da leitura. é escrito por meio de bilhetinhos entre mãe e filha que não conseguem conciliar as duas rotinas e, por isso, quase não se encontram. me deixou com vontade de agarrar a minha mãe e não soltar nunca mais...

 Para educar crianças feministas: um manifesto - Chimamanda Ngozi Adichie (2017)
só tenho 01 única coisa pra falar a respeito desse livro: para o que você tiver fazendo e vai ler! é rapidinho e é bem bom pra fazer pensar sobre o que a gente tá fazendo com as nossas crianças ;)  

 Strawberry Fields Forever - Richard Zimler (2012)
não sei bem o que eu achei desse livro.. hahaha eu achei legal, porque o livro aborda vários temas complicados (depressão, homofobia, morte, xenofobia, suicídio, abuso sexual...), mas talvez justamente por isso é que eu não tenha gostado tanto assim. sabe quando parece que a intenção do autor era simplesmente se utilizar de um monte de assunto importante e pronto? não que as coisas tenham sido mal trabalhadas no livro, mas acho que não precisava de tudo isso. dava pra focar em só alguns desses temas, não era necessário colocar um problema fodido pra cada personagem. é só um romancezinho YA, sabe? mas é um livro bacana, apesar dos apesares hahah


JUNHO (6 livros)

 Guia do herói para vencer dragões mortais - Cressida Cowell (2007)
livro 6 da série "como treinar o seu dragão" (que tem 12 volumes no total). a cada livrinho eu gosto mais ainda dessa história doida e das personagens <3 e pra deixar tudo ainda mais legal, esse aqui se passa dentro de uma biblioteca e o enredo meio que gira em torno de um livro - no caso, o tal do guia do herói pra vencer dragões mortais :D

 Harry Potter e a criança amaldiçoada - Jack Thorne (2016)
PIOR. HISTÓRIA. QUE. EU. JÁ. LI. NA. MINHA. VIDA! ! ! primeiro porque tem cara de fanfic, já que a história "não combina" com o resto da saga. segundo porque tem cara de fanfic RUIM, porque acontece uma sucessão de absurdos inverossímeis que definitivamente não iam aparecer em nenhuma fanfic decente. li até o final porque eu precisava saber como que aquela baboseira ia acabar, mas senti que só perdi tempo de vida. J.K., sério, COMO vc teve a coragem de autorizar um negócio desse?????

 A amiga genial - Elena Ferrante (2011)
ô gente, que livrasso! confesso que só conheci a elena ferrante quando deu aquela polêmica com a mídia expondo quem a autora realmente era etc, mas ainda assim não dei muita bola pros livros dela. "a amiga genial" não é um nome muito convidativo, sinceramente.. mas a capa do livro me convenceu a dar uma chance e eu amei completamente! as protagonistas da história são uma coisa de louco, fiquei apaixonada por esse universo meio fictício meio real e já quero ler os próximos volumes da série pra ontem!

 Ciranda de pedra - Lygia Fagundes Telles (1954)
é o primeiro romance da lygia que eu li, até então eu só tive contato com os contos, e eu gostei muito! esse livro é bem melancólico, tem horas que dá vontade de pegar a protagonista no colo de tão triste, mas é muito bom. e eu achei ousadíssimo pra época em que foi escrito, o que deixa tudo muito mais legal hahaha mas ó, dica séria: deem chances pras autoras brasileiras, tá? sempre vale a pena <3

 O diário da princesa - Meg Cabot (2000)
meninas que nasceram nos anos 90 e nunca tinham lido nenhum livro da meg cabot me add pelo amor da deusa porque eu não posso ser a única!!! hahaha eu só conhecia os filmes da disney e já adorava a princesa mia, mas ler o diarinho dela foi uma experiência bem legal hahaha obviamente tive que fazer vista grossa pra algumas bobagens escritas ali, mas nada muito grave. enfim: michael moscovitz, me liga!!! ;)

 2001: uma odisseia no espaço - Arthur C. Clarke (1968)
que loucura essa história, gente! hahaha eu sou meio burra em física, então tem coisa na ficção científica que me deixa bem confusa, e esse aqui foi um dos livros que eu não consegui entender 100%. mas isso não estragou a minha experiência com a leitura não, gostei bastante e achei incrível o jeito que o livro começa!! agora quero ver o filme pra ver se fica mais fácil hahaha



e os resultados parciais desse trimestre são:

 livros terminados 15 x 1 livro abandonado

 literatura brasileira 2 x 14 literatura estrangeira (3 dos estados unidos, 1 armênio, 1 bielorrusso, 1 de moçambique, 1 de portugal, 1 nigeriano, 5 da inglaterra e 1 da itália) ((digamos que eu ainda esteja deixando bastante a desejar na quantidade de leituras nacionais.....))

 livros lidos no kindle 13 x 3 livros físicos (não tô sendo capaz de levar livro pesado dentro da mochila ultimamente)

 autoras mulheres 9 x 7 autores homens

 releituras 0 x 16 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário