terça-feira, 3 de janeiro de 2017

livrinhos de 2016 - parte IV

PRIMEIRO POST DE 2017 AINDA É CONTINUAÇÃO DE 2016 (sou dessas, sorry) MAS LOGO MENOS EU VOLTO AQUI COM COISA ~NOVA~ ;)

* * *

acredito que a essa altura do campeonato todo mundo já deve saber do que se trata esse post, mas pra você que chegou aqui por agora e não tá entendendo nada, eu explico: esse ano (2016, no caso) eu resolvi anotar os livros que eu li e compartilhar aqui no blog. pra conferir as minhas leituras de janeiro até setembro, clica nos links aqui de baixo:

parte I, parte II e parte III :)


OUTUBRO (5 livros e 1 tentativa)
 O Quinze - Rachel de Queiroz (1930)
como eu li um número muito alto de autores homens no trimestre passado, nada mais justo - e necessário - do que começar a quarta e última parte das leituras desse ano com uma autora mulher e, melhor ainda, brasileira. eu não conhecia a rachel, mas um professor de literatura disse pra gente que ela era ótima e eu resolvi dar uma chance. achei o livro uma delícia de ler! a história é pesada, fala sobre seca, sobre fome, sobre morte... mas eu gostei bastante. não é nada que mereça um nobel da literatura né, mas acho que essa autora merecia mais reconhecimento! 💕

 Wuthering Heights - Emily Brontë (1847)
ganhei uma edição bilíngue desse livro de uma amiga maravilhosa (fefa, te amo!) e comecei a ler em português mesmo, mas lá pra 20ª página eu senti que, já que eu tinha o texto original em mãos, eu tava obviamente fazendo uma escolha péssima ao ler a tradução e decidi recomeçar. demorei um pouco pra terminar, porque peguei um bodezinho da história quando tava faltando mais ou menos um terço das páginas pro livro acabar, mas até a metade da leitura eu tava apaixonadíssima e querendo engolir esse livrinho hahah meu problema foi com as personagens, que me irritaram num nível absurdo e, consequentemente, me deixaram cansada da história, mas do livro em si eu gostei! ah, eu realmente achei muito melhor ter lido em inglês mesmo, mas preciso confessar que tive uma dificuldade imensa em ler o sotaque de algumas personagens - era pior do que ler o hagrid no original! hahah

 Esaú e Jacó - Machado de Assis (1904)
esse livro também faz parte da lista de livros do machado pedidos pelo professor de literatura brasileira. antes de eu começar, perguntei pra uns amigos da faculdade se eles tavam gostando e, pra minha tristeza, todo mundo odiou a leitura (alguns inclusive desistiram no meio). comecei a ler cheia de receios e fiquei bem surpresa, porque eu tava gostando até que bastante da narrativa. aí cheguei num ponto em que eu entendi todas as críticas e inclusive passei a concordar com elas. no começo eu lia com prazer, da metade pro final eu tava lendo só pra terminar mesmo, não tava aproveitando exatamente a leitura. de qualquer forma, continuo achando que machado é um escritor absurdo de bom e sinto vontade de casar com todos os narradores que esse cara foi capaz de criar! (mas não recomendo a leitura não, foca em memórias póstumas e em dom casmurro que é muito mais sucesso!)

 Mornas Eram as Noites - Dina Salústio (1994)
livrinho de contos/crônicas que eu conheci nas minhas aulas de literatura cabo-verdiana. é um livro bem curtinho e gostoso de ler, apesar de serem textos bem densos e bem pesados. a maioria fala sobre a realidade da mulher e sobre diferentes tipos de relacionamento (mãe e filho, marido abusivo, amigas..) e a ótica do livro é feminista. ou seja, foi puro amor! 💕

 Non-stop: crônicas do cotidiano - Martha Medeiros (2001)
eu gosto bastante de crônicas, então peguei esse livrinho emprestado na estante da minha mãe (inclusive ele tá todo marcado, cheio de asteriscos nos textos que ela gostou mais <3). por algum motivo eu não curti tanto assim e nem li todas as crônicas, abandonei o livrinho. fiquei meio entendiada, sei lá. não sei se eu captei muito bem qualé que é a da martha.. hahaha

 Água Viva - Clarice Lispector (1973)
eu tenho um probleminha com a clarice, num consigo entrar muito nessa vibe dela. quis largar o livro em diversos pontos, mas não consegui. li até o final, senti o maior desconforto do mundo, mas achei muito bonito. vai ver a intenção dela era realmente deixar o leitor desconfortável, né? ;) eu não gostei muito da leitura, mas só porque não é o meu tipo de livro. tenho certeza que muita gente por aí deve ter fascinação por essa narrativa maluca e profunda e confusa. então é aquela coisa né, se você gosta muito de fluxo de consciência e se não se importa em ler um livro sem enredo, vai que é sua :)


NOVEMBRO (6 livros)
 Equador - Miguel Sousa Tavares (2003)
livrinho do amor que eu li pra aula de literatura portuguesa desse semestre! fiz um post sobre ele, clica aqui caso você ainda não tenha visto o que eu disse sobre esse calhamaço em forma de romance histórico :D mas oh: vale a pena encarar essas 500 páginas, te garanto 💕

 Como Quebrar a Maldição de um Dragão - Cressida Cowell (2006)
eu já falei pra aqui em algum momento que eu gosto d+ dessa série? pois teje dito! :) esse é o quarto volume da coleção (são 12 no total hahaha) e eu já tinha lido antes, mas faz muito tempo. como eu só comprei os próximos agora, depois de +- umas 3 décadas, reli pra poder continuar a história. o livro é uma gracinha, mas é bem infantil né, então não é aquela leitura edificante que muda vidas, é só uma historinha bem legal sobre um menino viking que consegue superar todas as barreiras possíveis e imagináveis daquele mundo maluco cheio de dragões :D hahaha é o meu preferido da série até agora 💕

 Memorial de Aires - Machado de Assis (1908)
dói meu coração falar uma coisa dessas, mas sinceramente... que livro chato da porra!!! machado, meu amô, vamo conversar!! se por um acaso o senhor resolver voltar à vida por um único dia, ME PROCURA, pelo amor! eu pre-ci-so que você me explique qual a necessidade desse livro, o que cê tava pensando quando escreveu essa caceta... sabe? me ajuda a te entender, porque não tá dando pra defender não....... gente, foca em dom casmurro e em brás cubas mesmo, esse aqui deixa pra lá! -_-

 Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling (2005)
esse é meu livro preferido da saga, acontece tanta coisa pesada e importantíssima pro desenrolar da história - e pra esclarecer coisas passadas, é claro! - que eu fico até triste de perceber o quanto a adaptação pro cinema foi fraca (é divertido, eu sei, mas que adaptação mais ou menos, hein? -_-). demorei bastante pra terminar de ler, porque é um livro muito pesado pra ficar levando na mochila.. mas se eu tivesse hoje em dia o mesmo tempo livre que eu tive quando peguei o enigma do príncipe pela primeira vez, eu provavelmente teria terminado em menos de dois dias de novo 💕💕

 Memória da Água - Emmi Itäranta (2012)
não sei como eu descobri esse livro, não lembro se vi algum booktuber indicando, ou se simplesmente achei a capa bonita e quis descobrir o que era. talvez eu tenha me interessado porque achei o nome dessa autora muito bonito também, vai saber.. só sei que: MEU DEUS DO CÉU QUE LIVRÃO DA PORRA 💕💕 a história é linda, linda, linda! enquanto eu lia, eu senti um zilhão de emoções diferentes, é uma loucura. e dá muita vontade de terminar logo, pra saber o que raios vai acontecer com a personagem principal e com as pessoas que tão ao redor dela. ai, gente, sério.. é um dos meus preferidos do ano todinho! LEIAM, PELO AMOR <3

 Felizmente, o Leite - Neil Gaiman (2016)
livrinho infantil lido em uma única viagem de ônibus pra fechar o mês com um quentinho no coração maior ainda (não que precisasse, já que o livro anterior foi apenas maravilhoso!). a história é super divertida e as ilustrações são incríveis!!! fica a dica real pra quem tá querendo presentear alguma criança com um livro, mas não sabe qual comprar ;)


DEZEMBRO (1 livro e 1/2)
 Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos (1968)
sempre ouvi falar desse livro e peguei pra ler com certa expectativa, o que me deixou meio decepcionada. eu não sabia o que esperar dele, mas como as pessoas falavam bem, eu esperava bastante. daí quanto mais eu lia, menos eu entendia como podiam achar esse livro tão maravilhoso. quando eu abri mão das expectativas, passei a gostar mais da leitura e, no fim das contas, achei a história legal - apesar de ser bem pesada. o livrinho é meio nota 6 né, sem nada de muito incrível arrebatador ladrão de corações, mas é ok!

 O Rei de Amarelo - Robert W. Chambers (1895)
esse livro é uma loucura????? hahahaha é uma coletânea de contos fantásticos de terror e a ideia no geral é muito boa! tem um livro fictício dentro desse livro que impulsiona pelo menos os quatro primeiros contos, parecia super promissor, eu tava até com medo de ler (pq sinceramente sou a pessoa menos corajosa que existe no planeta terra ^^) mas desisti da leitura depois do quarto conto... as histórias são boas, são bem escritas, cê fica ansioso querendo saber o que vai acontecer depois etc mas não me envolvi tanto, aí não quis continuar. mas fica a dica pra quem gosta desse tipo de conto, sei que tem muita gente por aí que acha esse livro incrível!




e os resultados parciais desse trimestre são:

livros terminados 12 x 2 livros abandonados
 literatura brasileira 6 x 8 literatura estrangeira (1 cabo-verdiano, 1 finlandês, 1 português, 1 americano e 4 ingleses)
 livros lidos no kindle 9 x 5 livros físicos
 autoras mulheres 8 x 6 autores homens
 releituras 2 x 12 livros novos

depois eu volto aqui com um resumão das leituras de 2016 e com os resultados finais, pra gente descobrir quais foram os vencedores de cada categoria ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário