sexta-feira, 30 de setembro de 2016

livrinhos de 2016 - parte III

aqui estou eu, três meses depois, pra contar quais foram as minhas leituras no terceiro trimestre do ano! se você não viu as partes anteriores, é só clicar aqui embaixo pra conferir tudinho:

* parte I e parte II :)


JULHO (5 livros)
 Ruth Rocha conta a Odisséia - Ruth Rocha (2006)
eu deveria ter lido a odisseia no primeiro ano da faculdade, pra aula de estudos clássicos. é mais do que óbvio que isso não aconteceu, convenhamos. por mais que eu goste muito de mitologia e tenha aproveitado bastante as aulas sobre a odisseia, que é um texto incrível, é impossível uma pessoa no primeiro semestre ter motivação e paciência o suficiente pra ler esse negócio... daí descobri essa versão infantil na minha casa (a estante de livros dos meus pais é d+!) e ~dei início aos trabalhos~ de leitura dess segundo semestre com ela! a edição é ilustrada, toda bonitona <3 sendo pra crianças, a história é contada de um jeito bem simples e superficial, mas sem deixar nenhum detalhe importante de fora. é bem legal pra quem quer conhecer mas não tem saco pro texto original :)

 Til - José de Alencar (1872)
mais um livro que eu deveria ter lido em algum momento da vida, mas só fui criar vergonha na cara pra fazer isso anos depois... esse era leitura obrigatória pra fuvest, né? bom, digamos que eu só tenha lido agora no meu terceiro ano de usp mesmo hahaha eu conhecia a história e achava muito legal, mas é livro do romantismo né, eu nunca tive muito saco pra esse período literário, então posterguei a leitura. até que chegamos em 2016 e eu senti necessidade de ler mais livros brasileiros, daí aproveitei que ele era curto e já tava na minha estante mesmo... bom, a história parecia mais legal antes de eu ler, mas ainda assim gostei bastante. é meio arrastado, tem descrições demais, algumas partes são meio duvidosas... mas no geral foi uma leitura boa sim!

 O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago (1997)
esse livrinho tem umas 70 páginas no máximo e foi o meu primeiro contato com o saramago. no início eu não tava gostando muito, na real eu tava bem incomodada com a maneira como ele coloca os diálogos no texto (eles aparecem do nada, entre vírgulas e com letra maiúscula pra demarcar onde começa a frase. tipo: ela disse Você vai, Eu vou e você, Também, então eles foram. bem assim, solto no meio do texto e sem ponto de interrogação nas perguntas, uma loucura! ah, não aparece em itálico lá não, fui eu que coloquei aqui pra diferenciar o exemplo do resto hahaha). aí quando cheguei mais pro final do livro eu percebi que já tinha sido cativada pela leitura, apesar do incômodo inicial. não tem nada de muito impressionante, a história é bem bobinha até, mas achei a mensagem um amorzinho!

 Cândido, ou o Otimismo - Voltaire (1759)
outro título da já velha conhecida série "era obrigatório em algum momento da vida, porém só li depois" :) esse aí eu me recusei a ler por um motivo muito simples: quem pediu foi a professora de literatura portuguesa (que é uma matéria que eu nem gosto) mas o autor é francês. ou seja, não tinha nada a ver com o curso, não entendi até hoje qual a necessidade desse livro naquelas aulas (ok, entendi o motivo, mas não precisava...). eu achei essa história tão esquisita e surreal e divertidinha que não resisti quando encontrei esse exemplar sendo vendido por módicos 11 reais. agora vem a pergunta que não quer calar: mas valeu a pena a leitura? olha... não foi ruim, mas ouvir a história sendo contada por alguém é infinitas vezes melhor. se por um acaso você estiver afim de ler algo absurdo e cheio de bizarrices e queira ler voltaire algum dia na vida, vai que é sua!

 O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie (1926)
essa foi a minha segunda vez lendo agatha christie e eu gostei mais do que antes (falei aqui do primeiro livro dela que eu li). gosto muito desse tipo de história, fico maluca tentando desvendar o mistério antes do fim e quero ler sem parar até que tudo seja esclarecido. não sei se esse livro era realmente muito óbvio ou se meu contato com tantas séries policiais me transformou em uma boa detetive, só sei que adivinhei quem era o assassino desde o princípio, mesmo não fazendo ideia de como aquilo poderia ter acontecido. gostei de ir descobrindo o desenrolar dos fatos aos poucos e gostei de ver como as diferentes coisas se entrelaçavam na mente do detetive que desvendou o caso. fica aí a recomendação de um livrinho divertido pra fazer a mente trabalhar :)


AGOSTO (6 livros)
 O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman (2013)
eu nunca tinha lido neil gaiman, mas a mayra do all about that book vive recomendando o cara, então escolhi esse livro aleatoriamente porque achei a capa bonitinha hahaha e foi uma leitura muito feliz :) a história é tipo uma fábula, bem fantástica mesmo. você tem que se deixar entrar no universo do livro e abrir a cabeça pro que tá sendo narrado. não sei se é um livro que agradaria a todos, justamente por ter esse lado meio fantasioso, mas eu achei muito legal! senti vontade de ler no original, porque algumas coisas na forma como o texto foi construído não me agradaram tanto, mas acho que isso tem muito mais a ver com quem traduziu do que com o autor em si. de qualquer forma, gostei bastante e inclusive agarrei amor por uma das personagens, a lettie hempstock (falei um tiquinho sobre ela aqui)! 💕

 O Outro Pé da Sereia - Mia Couto (2006)
assim que eu comecei a ler já deu pra perceber que era amor. foi meu primeiro contato com esse autor e eu sinceramente só conseguia pensar "por que raios eu demorei tanto tempo pra ler algo do mia couto?" de tanto que eu gostei. o livro é incrível, tem umas cenas incríveis, os personagens são muito bons... e tem umas frases que eu queria tatuar na testa de tão absurdas! recomendo muito 💕💕

 Só Garotos - Patti Smith (2010)
peguei pra ler sem nem saber quem era a moça, pra ser bem sincera. achei a capa tão bonita que, quando minha amiga me perguntou qual livro eu ia querer de presente de aniversário, coloquei esse na lista. a princípio eu não tava curtindo, porque preciso admitir que tenho um total de 0 interesses nessa cena artística americana dos anos 60 (sorry not sorry), então eu lia com vontadinha de terminar logo pra me livrar da leitura. até que, quando eu percebi, me vi afeiçoada pelos personagens principais e acabei gostando de acompanhar a trajetória deles. aliás, por mais que eu não estivesse interessada at all em todas as informações que ela dava sobre os músicos/poetas/fotógrafos, imagino que essa seja justamente a parte legal pra maioria das pessoas que lê, né?

 O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna (1955)
esse livro é a transcrição da peça de teatro e só não é mais amor porque eu não sou tão fã assim de ler peças, mas essa história é possivelmente uma das minhas preferidas do mundo e não tinha como não ser uma leitura absolutamente gostosa 💕💕 li em um dia, é super curtinho, recomendo bastante. mas sinceramente recomendo o filme ainda mais, por motivos de melhor filme da história do brasil ^^ 

 Anna e o Homem das Andorinhas - Gavriel Savit (2016)
escolhi aleatoriamente, também por causa da capa bonita (sou dessas sim, não nego) hahaha e foi uma surpresa muito feliz! a anna, gente, que menina mais incrível! 💕 a história é muito boa, você se envolve facilmente. mas a temática é bem pesada, apesar do nome fofinho. meu único problema com o livro foi em relação ao final, porque é daquele tipo de história que termina do nada, sem um fim propriamente dito - e eu raramente gosto disso. achei que o leitor merecia um final melhor, sabe? a menos que tenha uma continuação, aí sim aquilo seria justificável...

  Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki (1997)
infelizmente a gente não vive só de romance de ficção por aqui - gostaria muito! -, então um dos livros do tal projeto de leitura com o meu namorado foi esse aí (percebam que a última vez que falei desse projeto foi em abril e só voltamos agora.. hahah). mas gente, que desespero eu senti lendo esse livro. por mais que o autor realmente tenha passado alguns ensinamentos pertinentes em relação à inteligência financeira, eu quase joguei o livro longe umas 837 vezes. não sei o que eu tava esperando também né, mas não foi fácil lidar com o posicionamento desse autor que defende o capitalismo com unhas e dentes, que só faltou estampar a palavra "meritocracia" no alto de cada página.. pra não dizer que li só pra passar raiva, dá pra tirar 01 coisa de bom dessa leiturinha desgastante: a gente realmente fica mais consciente do que faz com o próprio dinheirinho, pelo menos....


SETEMBRO (6 livros e 1/5)
 Iaiá Garcia - Machado de Assis (1878)
livrinho da famigerada fase romântica do machado, antes de ele virar aquele escritor bom de vdd que a gente conhece. é super curtinho, li em uns 3 dias, mas sinceramente não me acrescentou em na-da. eita história sem graça! terminei de ler e a única coisa que eu conseguia pensar era "tá, mas qual foi o ponto desse livro???" asghdasash li pra matéria de literatura brasileira desse semestre, que é só sobre machado de assis - preparem-se pra ver muitos outros livros dele por aqui!

 Eu, Robô - Isaac Asimov (1950)
gostei tanto desse livro que não sei nem explicar!!! 💕💕 a princípio, cada capítulo foi publicado separadamente e depois um editor decidiu que seria uma boa ideia juntá-los em uma coisa só, daí o autor deu um jeitinho de ligar cada um deles e formar uma história una. eu gostei muito da escrita do asimov, gostei muito da temática do livro e achei incrível como as coisas se relacionam nessa história. o mais louco é pensar que isso foi escrito há tantos anos, quando a tecnologia tava longe de ser o que é hoje. dá até vontade de voltar no tempo só pra ser miga do autor e descobrir como foi o processo de criação desse universo hahah foi apenas um dos meus livrinhos preferidos do ano até agora :D ah, só pra constar: também é do projeto de leitura com o boy.

 Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro (1984)
é com muita dor no coração que eu preciso confessar que abandonei esse livro por volta da página 150 (o que parece muita coisa, mas não é quase nada, porque minha edição tem 790 pagininhas..) 💔 :~ o mais triste é que eu SEI que o livro é bom, porque a escrita do joão ubaldo é maravilhosa! mas acho que não era o momento certo, não rolou. eu tentei me forçar a chegar na página 200, pra ver se o livro me conquistaria, mas quando eu percebi que tava lendo 1 linha e pulando umas 7 só pra atingir a meta e poder largar de vez, eu achei mais fácil desistir logo pra não ficar sofrendo a toa. algum dia da vida eu vou dar outra chance pra essa leitura, mas não foi dessa vez :(

 Clube da Luta - Chuck Palahniuk (1996)
a maior vantagem de não ter assistido à maioria dos filmes que todo mundo já viu é que eu pude ler esse livro sem saber absolutamente nada da história (além da famigerada primeira regra do clube da luta), então foi um negócio sensacional hahaha eu li com o meu namorado e ele obviamente já tinha visto o filme (pq ele é normal hehe) então nossas experiências foram opostas. ele tava super empolgado querendo saber em que parte do livro eu tava pra saber minha reação quando o ~segredo~ da história fosse revelado e tal, foi bem legal. essa história é um absurdo e é contada de um jeito muito louco, já deu vontade de reler pra conseguir perceber melhor certos detalhes que a gente só dá atenção depois de finalmente descobrir qualé que é. achei 10/10 💕 ALIÁS, fica aqui a dica pra quem só viu o filme e gostou pra caramba: O LIVRO É MELHOR! ;)

 O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding (1998)
esse livrinho nem tava na minha lista de próximos a serem lidos, mas 1) eu percebi que tava lendo pouca coisa de autoras mulheres 2) eu queria uma história mais leve, que não me deixasse tão desgraçada da cabeça quanto os livros anteriores, então quando me deparei com esse diarinho não fui capaz de resistir! confesso que às vezes eu ficava meio entediada de ver a contagem de calorias ingeridas pela bridget ao longo dos dias, mas de resto foi só alegria :) não foi aqueeela leitura arrebatadora, que roubou meu coração e coisa e tal, mas foi um amorzinho!

 Fundação - Isaac Asimov (1951)
por ter gostado tanto de Eu, Robô pode ser que eu tenha vindo com muita sede a esse pote e me senti meio desiludida com essa leitura hahaha o asimov é foi um baita escritor, isso não dá pra negar nem que eu queira, mas o livro é muito confuso. a história é super legal, mas exige um grau de concentração além do que eu consigo atingir e, sendo assim, eu me perdi umas oitocentas vezes ao longo da leitura hahaha tem muito personagem, os anos passam muito rápido, acontece coisa d+.. e o leitor que não tem uma memória absurdamente boa pra decorar todas essas coisas fica tipo ~cego em tiroteio~ tentando entender como e quando tudo aquilo aconteceu hahaha bom, não é que eu tenha odiado, eu só não me empolguei. tanto é que nem vou ler os outros livros dessa série, só esse já tá muito bom pra mim ;~

 Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (1881)
pra fechar o mês (e o trimestre e o post!) escolhi essa releitura do amor!! <3 li lá em 2012, quando tava na escola, e gostei muito. agora meu professor de literatura brasileira da faculdade vai trabalhar a obra do machado com a gente e eu não podia deixar de reler pra matar a saudade que eu tava desse narrador absurdo que é o brás cubas! não preciso nem dizer que eu recomendo, né? 💕




e os resultados parciais desse trimestre são:

 livros terminados 17 x 1 livros abandonados
 literatura brasileira 6 x 12 literatura estrangeira (1 portuguesa, 3 britânica, 1 francesa, 1 moçambicana, 6 americana)
 livros lidos no kindle 10 x 8 livros físicos
 autoras mulheres 4 x 14 autores homens :(
 releituras 1 x 17 livros novos

Nenhum comentário:

Postar um comentário