terça-feira, 30 de agosto de 2016

mais um maluco pra entrar na minha lista

eu sei que já tá ficando repetitivo entrar aqui e se deparar com texto meu falando mal de professor, mas às vezes fica realmente impossível evitar. eu juro que tentei não falar sobre isso, pra terminar o beda com algum post mais legal, mas eu fiquei tão indignada com esse doido que não consegui tirar esse peso do coração de outra forma, fui obrigada a escrever pra ver se eu supero de uma vez por todas.

uma das matérias obrigatórias da grade do inglês desse semestre se chama estudos de cultura. quando você vê esse nome, cê pensa que o professor vai abordar aspectos culturais de lugares que falem a língua inglesa, certo? pois então, era essa a minha esperança em relação a essa matéria, mas eu não poderia estar mais enganada. fui procurar a ementa no site da universidade e o que tá escrito lá é:

"A disciplina visa traçar o desenvolvimento histórico do campo dos estudos culturais e apresentar aos alunos seus principais temas e abordagens. Para isso, trabalha os conceitos de Cultura, os modos de estudar as manifestações culturais e a diferença que faz a abordagem teórica dos estudos culturais na prática de análise. Seus focos são a formação dos estudos culturais, a abordagem materialista da cultura, exemplos de modos de analisar a produção cultural. A disciplina tem como objetivo fornecer um instrumental teórico que possibilite ao futuro professor ler e interpretar os fenômenos da cultura que o cerca e lhe dê condições de trabalhar com materiais de interesse e da vivência de seus alunos."

eu não entendi muito direito o que isso tudo quis dizer, mas acho difícil que seja o que o meu professor resolveu trabalhar ao longo do semestre...

pra começo de conversa, essa aula vai acontecer no prédio de outro curso, não no meu. por algum motivo que ninguém achou necessário explicar pros alunos, teremos de frequentar o prédio das ciências sociais pra ter nossa famigerada matéria obrigatória. mas enfim. a primeira aula que o bonitão deu foi dividida em 2 partes: a apresentação do programa e uma introdução, pra contextualizar os alunos. a parte da contextualização foi ótima, mas eu tava com muita vontade de morrer pra realmente conseguir aproveitar direito o que ele tava explicando.

o moço já começou falando que "essa matéria é bem aberta, o professor tem liberdade pra escolher o que ele quer trabalhar. eu particularmente optei por algo que eu gosto muito. caso vocês não gostem, paciência". no caso, ele optou por passar um semestre todinho falando unicamente sobre um filósofo alemão. novamente: numa matéria obrigatória da grade do inglês, no curso de letras, o professor vai falar sobre filosofia alemã. e vamos ter que assistir a uns filmes também, porque ele disse que se interessa mesmo é por cinema. como se não bastasse, o homem tá mais perdido que cego em tiroteio e não faz ideia de que turma é essa que ele tá lidando. estamos no terceiro ano da graduação, ele disse que ia exigir um nível alto de discussão nos nossos trabalhos porque já estamos no quinto ano, prestes a nos formar. também disse que falaria em português na aula, porque como era uma matéria optativa, pessoas de outras habilitações poderiam estar cursando e assim seria mais justo pra todo mundo. alguém avisou que na verdade a matéria era obrigatória do inglês mesmo, que ele tava equivocado, e a resposta foi basicamente isso aqui:  ¯\_(ツ)_/¯. ou seja, ele não podia se importar menos.

o método de avaliação desse professor é passar uma resenha por semana, sempre pra entregar no dia em que aquele texto será discutido - com a intenção clara de forçar todo mundo a ler o material que ele vai trabalhar na aula, claro. são 7 resenhas e cada uma delas vale 1 ponto. o trabalho final, valendo 3 pontos apenas, é a resenha de um filme. o professor disse que se a pessoa se contentar só com a nota obtida com as resenhas anteriores, não precisa nem se dar ao trabalho de entregar a última hahahaha

tudo isso já soa bastante absurdo pra mim, mas o que tá me deixando mais irritada agora é que ele não deu absolutamente nenhuma instrução sobre o que ele espera encontrar nas nossas resenhas. a única coisa que o cara disse foi "não quero que vocês copiem e colem, quero que também opinem". fim. não deu um foco, não deu uma luz, não deu um nada.

temos que entregar a primeira delas amanhã. eu fiz a minha hoje, no desespero, sabendo que não entendo nada do assunto abordado no texto e sabendo que vou entregar algo bem ruim, bem aquém do que se espera num ~nível alto~ de discussão filosófica. tomara que, em algum momento próximo, o professor caia na real e perceba que ele só pode estar bem louco se acha que essa é a melhor forma de ministrar a matéria. precisarei de muita força de vontade pra vencer esse semestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário