terça-feira, 16 de agosto de 2016

cê acha que é bonito ser babaca?

vocês viram o post da menina falando que não ajudou o gringo pedindo informação? aquele que virou meme, o "agora em botafogo"? esse aqui de baixo, ó: 


pois então... como não dá pra acreditar em tudo o que tá na internet, não posso afirmar que a história é 100% verídica (e convenhamos que tá com carinha de fanfic!). mas independente de realmente ter acontecido ou de ser só fantasia de quem postou, eu achei o cúmulo da babaquice essa aí de se recusar a explicar pra pessoa onde fica o bendito do metrô. sem contar o fato de expor pro facebook inteiro essa postura, o que significa que a pessoa se achou incrível por supostamente se recusar a ajudar alguém ^^ 

não entrei no perfil da moça que postou pra ver se ela disse algo além a respeito do assunto, mas vi uma galera endossando essa atitude e um dos argumentos era "mas americano é super grosso com quem não fala inglês direito, francês é conhecido por tratar os outros mal, em tal lugar você também não vai ser bem tratado" etc etc. como se o "erro" do outro justificasse esse. como se a pessoa se tornasse menos prepotente porque ela não foi a única a fazer esse tipo de coisa. 

considerando que essa história seja verdadeira, se coloca no lugar do tal do gringo. cê tá num país diferente, que você não conhece, onde as placas são todas num idioma que você não entende. aí você encontra uma pessoa na rua, resolve pedir ajuda e usa o idioma conhecido por ser universal, aquele que supostamente vai te levar pra qualquer lugar do mundo. daí a pessoa que você escolheu pra te ajudar infelizmente se acha boa demais pra isso e se recusa a explicar onde fica o metrô. porra, era só falar uns "go straight and turn right", sabe? ou se não quer se dar ao trabalho mete o "sorry, i dont speak english", não precisa pagar de ser superior que não pode passar uma informação na rua.

digo por experiência própria que é bem desconfortável você perguntar uma coisa pra alguém e a pessoa se recusar a colaborar. quando eu tinha uns 15 anos, fui pros estados unidos com meus pais. lá eu entrei numa loja e um vendedor muito do sem vontade veio me atender. meu inglês não era dos mais fluentes, mas eu me virava muito que bem. o cara falou tão rápido e tão cagando pra minha existência que eu me senti um lixo, como se não fosse merecedora da tentativa dele. fechei a cara, virei as costas, saí da loja e entrei na do lado, que vendia a mesmíssima coisa. fui atendida por um cara tão simpático e educado que eu quase pedi um abraço, pra compensar a frustração de antes. 

há quem ache que tá tudo bem você ser escroto com as pessoas de graça, eu particularmente acho uma bosta. caso isso aí tenha realmente acontecido, espero de verdade que, assim como aconteceu comigo na história aí de cima, o gringo tenha encontrado alguém mais legal pra finalmente conseguir a informação simples que ele precisava.

é aquela história: a gente realmente tem sim que valorizar a nossa língua e o nosso país, mas também tem que colocar a mãozinha na consciência e reavaliar se esse tipo de atitude é realmente bacana. pois eu achei bem de mau gosto. 

(sem contar que, porra, não há motivo nenhum pra alguém aprender português só pra vir passar meia dúzia de dia por aqui, né? saudades bom senso!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário