quarta-feira, 1 de junho de 2016

vamos valorizar os momentos de crise, tá bem?

eu sei que todo mundo conhece a jout jout rainha maravilhosa (clica aqui pra ver o post que eu fiz sobre ela lá no comecinho de 2015!), mas acho que nem todo mundo sabe que ela acabou de lançar um livro. né? pois é sobre isso que eu vim falar aqui hoje.

um ano se passou e eu continuo gostando muito da julia. talvez até mais do que antes, agora que ela se retratou por algumas declarações meio controversas e se mostrou uma pessoa incrível, disposta a se colocar no lugar do outro, a ouvir o que as pessoas têm a dizer e a aprender a ser melhor sempre que possível. enfim, uma linda, uma fofa, faz autocrítica quando tem que fazer, fala de assunto polêmico quando tem que falar, num tem medo de expor opinião... rainha mesmo. <3

daí que ela lançou um livro, o tá todo mundo mal. porque, afinal de contas, tá mesmo, né? o título é meio bad, mas passa aquela ideia de que você não tá sozinho, de que mesmo com todas aquelas fotos felizinhas no instagram da galera que só sabe sair, viajar e ser exemplar na vida fitness e mesmo com os posts felizinhos no facebook de quem dá bom dia pro sol até quando tá chovendo, você não é a única pessoa que se sente mal. tá todo mundo junto nessa, por mais que não pareça. :)

o tanto que eu amei a cor dessa capa!!!!!

o livro da julia tem umas 200 páginas, é dividido em vários textinhos (acho que dá pra chamar de crônica) e ela fala sobre uma crise diferente em cada um. é como se cada texto fosse um vídeo, enquanto eu lia dava praticamente pra ouvir ela ali, me contando aquela história. dá pra gente se identificar bastante em alguns momentos, mas acho que, na real, o livro ajuda a gente a conhecer um pouco mais da julia mesmo. ali dá pra ver que ela é humana e igual a qualquer um, ainda que seja uma youtuber famosa etc, sabe? são umas neuras bem comuns, tipo o medo de ser estuprada, o transtorno de cuidar de um tamagotchi, o problema de se sentir uma amiga ruim... é claro que também tem aquelas mais específicas, tipo a crise de influenciar demais. convenhamos que uma pessoa com um alcance igual ao dela, que tem um público imenso e, consequentemente, uma responsabilidade imensa sobre o que/como ela fala pra esse público, se preocupa muito mais com isso do que eu, que influencio no máximo meus pais, meu namorado e meia dúzia de amigos. mas que dá pra pegar a essência da crise dela e refletir a respeito, dá! além disso, o livro serve pra mostrar que tá tudo bem ter umas crises, que esses momentos têm o seu valor e que a gente não precisa se desesperar por causa disso (mas nem sempre uma crise é necessária, tem que ver isso aí também).

comprei esse livro na pré-venda, no dia em que ela anunciou, sem nem pensar duas vezes. mas confesso que, quando peguei pra ler, fiquei com um pezinho atrás. é aquela coisa né, livro de youtuber... é babaca ter preconceitinho com isso? ô se é! mas gente, eu faço letras, é meio inevitável, desculpa :( eu não sabia muito o que esperar, não tinha ideia de como seria a escrita da jout e nem sabia muito bem qual o conteúdo, pra ser bem sincera. logo de cara me deparei com o prefácio escrito pelo caio, o namorado dela. caio é ótimo, caio é incrível, mas meu primeiro baque foi "eita, caio não é escritor, né?". e nem a julia, afinal de contas (quer dizer, agora ela é!). mas enfim, o prefácio é uma graça, dá pra ver o quanto esse cara apoia e quer o bem dela, então achei tudo muito lindo. do começo ao fim. do prefácio do caio até a última página escrita pela jout jout. às vezes eu me pegava fazendo umas críticas ao estilo dela, ou a algumas frases que poderiam ser mais claras se tivessem sido construídas de outras formas, mas nada que influencie na leitura. é só chatice de quem faz graduação em letras e não consegue mais aproveitar os livros despretensiosamente mesmo (o que é muito, muito triste! :~).

então é assim: se você gosta da jout jout, ou se tá afim de ler um livro leve e divertido, ou se tá precisando dessa afirmação de que você não é o único passando por uma crise (ou várias!), ou se quer um livro com a capa linda e colorida pra enfeitar a estante, enfim... recomendo! :D não é nenhum livro indispensável pra vida, nota 11/10, must have ou algo assim. mas vale a pena ler! aliás, dá pra ler em uma tarde só tranquilamente. se por acaso você for viajar de avião e tiver que fazer conexão entre os vôos e for esperar algumas horas no aeroporto (ou qualquer outra situação desse tipo, em que você precise de algo legal pra passar o tempo), aí eu recomento muito mesmo. :)

foto: instagram.com/joutjout

Nenhum comentário:

Postar um comentário