segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

quando a segunda vez é muito melhor que a primeira

eu vim aqui pra me redimir. 

antes de mais nada, preciso dizer que sou bem adepta da não-tão-querida prática de reler livros. sei que muita gente não gosta, porque acha meio perda de tempo ler um livro duas vezes sendo que há muitos outros ainda por ler nesse mundo. pois eu acho justamente o contrário: a vida é curta demais pra não aproveitar as releituras. 

dito isso, vamos aos fatos: eu sou louca por harry potter (tem um post mais ou menos sobre isso aqui, aliás!), mas num nível que eu não sei nem explicar direito. daí que eu já li e reli a série várias vezes, inclusive no original, mas tem um dos livros que eu só tinha feito uma leitura até então. o quinto volume, harry potter e a ordem da fênix. da primeira vez que eu li, há muitos anos já, eu não gostei muito. não sei dizer os motivos, eu realmente não lembro o que me fez achar que esse era o livro mais fraco dos sete, mas eu sei que demorei um mês pra terminar (enquanto li o sexto livro - meu preferido! - em uns três dias, mais ou menos).

eu comecei a pensar que tinha algo de errado nessa minha opinião sobre o livro quando as minhas amigas que leram harry potter pela primeira vez recentemente amaram a ordem da fênix. elas eram só elogios pro livro, enquanto eu ficava escutando com aquela cara de "mas não é possível que essas pessoas tão falando sério". o problema é que já fazia muito tempo que eu tinha lido, eu nem lembrava de tantas coisas assim, então eu não podia contestar o que elas tavam falando. minhas memórias sobre essa parte da história eram quase todas baseadas no filme, que é uma adaptação muito ruim e não faz jus nem a metade do livro (ainda que eu goste muito dele, enquanto as pessoas costumam odiá-lo... sou meio do contra, eu sei).

comecei a me sentir uma fã péssima, já que eu nem podia falar com propriedade sobre um dos volumes da série. aí decidi que tava mais do que na hora de dar uma segunda chance ao famigerado livrinho, que tem uma capa azul bem amorzinho e assustadoras setecentos e duas páginas.


a minha releitura também durou um mês inteiro (por motivos óbvios), mas foi tão prazerosa! eu dei risada, senti raiva, fiquei triste, senti ansiedade, fui dormir tarde porque não conseguia parar de ler... como se fosse a minha primeira vez com aquele livro nas mãos. foi uma leitura incrível e eu achei o livro incrível e às vezes eu me sentia culpada porque tava fazendo outra coisa em vez de ler. sabe? foi bem doido ter gostado tanto sendo que da primeira vez eu supostamente achei meio blé.

então eu venho por meio desta declarar o meu mais sincero amor por harry potter e a ordem da fênix, além de pedir um zilhão de desculpas por todas as vezes que eu tive a coragem de dizer que esse era um livro fraco.

ps. diferente de muita gente (oh really?) eu não acho que o harry tenha sido unica e completamente babaca nesse livro, inclusive compreendo todos os pitis e os surtos meio sem sentido do menino, e recomendo fortemente que quem não consegue entender faça uma boa releiturinha, assim como eu fiz! (ainda que eu já tivesse essa mesma visão na primeira vez em que li etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário