terça-feira, 22 de setembro de 2015

letras, por que você me odeia?

hoje eu decidi que vai ser dia de desabafar e de falar mal da minha faculdade. só um pouquinho, só pra eu conseguir relaxar e seguir em frente. olha, eu poderia criticar todas as minhas matérias (algumas mais que as outras, claro), mas vou fazer isso com apenas duas, pra não perder o foco - e não me estressar muito, também. vamos ao mimimi:

1) introdução ao teatro
gente, essa matéria....... eu juro que mal sei por onde começar. ela faz parte da grade obrigatória do inglês (lembrando que faço dupla habilitação em português/inglês) e esse é o único motivo de eu cursá-la agora - ou em qualquer outro momento da graduação, sendo bem sincera. o conteúdo é, como o nome já diz, relacionado a teatro. além da leitura de peças teatrais, a gente aprende os tipos de palco e de plateia, aprende um tantinho da evolução do teatro, aprende os diferentes gêneros teatrais... essas coisas aí que eu me interesso muito, só que não, só que jamais. enfim. as matérias do inglês são ministradas em inglês, mas essa professora resolveu que não tá nem aí pra isso e tá dando as aulas em português mesmo. o que torna tudo ainda mais pointless, porque se eu estivesse treinando o idioma, faria o mínimo de sentido eu cursar mesmo tendo um total de 0 (zero) interesse. a aula é sofrida de assistir, dá um sono monstruoso, são quase duas horas de um blablabla interminável num tom monótono (desculpa professora, eu sei que cê é boa, o problema é a sua matéria mesmo!). mas o problema maior tá sendo agora, pra fazer o trabalho que ela pediu. a proposta é a seguinte: vejam uma peça de teatro, qualquer uma, desde musical da broadway até peça infantil numa praça no centro da cidade, e façam uma análise sobre ela, contendo uma infinidade de informações (sério, são quatro páginas de instruções pra fazer o bendito do trabalho). a mulher tá pedindo tanta coisa que eu mal sei por onde começar a escrever. além do fato de eu mal saber o que escrever, né? mas a parte boa é que a análise pode ser feita em português. o que também pode ser visto como parte ruim, porque continua enfatizando que eu só tô lá pelo inglês e a gente quase não tá aproveitando a língua. acho que essa é a matéria que eu mais queria cancelar da minha grade, pqp. 

2) introdução ao latim ii
olha eu aqui mais uma vez falando dessa aulinha abençoada pelo deus júpiter! eu tento parar de reclamar, eu tento ser forte e superar a parte ruim, mas: não dá. eu não tô aprendendo nada, por mais que eu me engane ao entender as coisas que o professor passa durante a aula. eu não sei como a língua funciona, não aprendi o básico, e agora tô sendo obrigada a fazer exercício de tradução e de ~encontrar a oração reduzida de infinitivo~ em frases de cícero e virgílio, gente... aliás, sobre as traduções: a gente não tem o vocabulário no material usado em aula, o professor precisa passar na lousa o significado das palavras, mas na maioria das vezes ele esquece disso e só coloca os termos em latim mesmo. seria ótimo se a gente tivesse um dicionário na nossa apostila, mas o professor acha que traduzir deve ser na base da intuição, sei lá. cê vê lá a frase "orantibus amicis Socrates tamen carcerem non reliquit" e diz que ela deve significar com certeza que "orando os amigos de sócrates também não encarceram relíquias" (hahahaha vou matar o professor do coração se ele ver uma coisa dessa). se teatro é a matéria #1 que eu queria largar, latim definitivamente ocupa o posto da #2. tá triste, migas.


só espero, do fundinho da minha alma, que eu passe nessas matérias. se eu reprovar e tiver de fazer de novo, não sei se continuarei com a minha sanidade mental em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário