quarta-feira, 26 de agosto de 2015

sobre não ter aulas de quarta

quando montei minha grade horária pra esse semestre na faculdade, decidi ficar com apenas sete matérias. meu plano inicial era cursar oito, mas quando percebi que com uma a menos eu poderia ter um dia livre na semana: não fui capaz de resistir.

sete matérias parece pouca coisa se comparado com o número de aulas que a gente tem na escola. mas se levarmos em conta a carga estratosférica de leitura do curso de letras, acho que é um número bem razoável. só pra ilustrar: meu professor de literatura brasileira passou cinco romances completos como leitura obrigatória, além de recomendar como bibliografia de apoio (essenciais pro acompanhamento do curso), pelo menos, dois textos críticos por aula. e ainda faltam os textos das outras matérias todas - algumas com menos leitura, como é o caso de latim, outras com tanta leitura quanto, como é o caso de literatura portuguesa. 

não que eu leia tudo isso. nem tento, pra ser bem sincera. passo um filtro pelos textos de apoio e escolho aqueles mais interessantes, não releio o que eu já tive de ler em outros momentos da vida/do curso, faço ~leitura dinâmica~ naqueles mais longos e foco só nas partes mais importantes... senão fica impossível. mesmo tendo um dia livre, em que eu supostamente deveria estudar tudo o que acumulei ao longo da semana.

supostamente né, migos. por mais que eu me programe e já decida na terça qual será meu plano de estudos pro dia seguinte (sou dessas), eu não sigo meu planejamento. se decido que vou estudar três matérias, pelo menos uma vai ficar de fora. e eu já escolho as três sabendo qual delas vai ser deixada de lado, vejam bem a que ponto chegamos... ¯\_(ツ)_/¯  

sabe o que me impede de estudar? todas as outras coisas. eu leio meus textos na internet, porque pdf é amor. mas na internet tem muita coisa legal, né? tem blogs pra ler, tem vídeos de gatinho pra assistir. aí quando eu me deparo com um texto 1) chato 2) confuso 3) de difícil entendimento, eu faço pausas na leitura pra ver se minha mente se acalma. mas as pausas duram muito mais tempo do que eu gostaria e, quando eu dou por mim, já me atrasei toda e não consigo mais seguir o plano. 

além disso, quarta é o dia que eu, dormindo até mais tarde e estando mais disposta por consequência, faço outras coisas que nos outros dias na semana eu não quero nem saber. eu pinto minhas unhas, eu arrumo minhas gavetas, eu faço bolo, eu vejo filme, eu leio livros por diversão. coisas essas que me mantêm entretida e, com certeza, também me impedem de ler noventa páginas em inglês sobre morfologia, como já era de se esperar.

meu despertador toca às 05h10 durante a semana, mas às quartas eu não tenho hora pra acordar. deixo a vida me levar™ e acordo quando meu organismo achar que tá na hora (o que costuma ser, no máximo, às 09h00). são várias horas a mais de sono, o que significa que depois fica mais difícil pra dormir a noite. somado ao fato de que eu tenho a impressão de já ser sábado e de que no dia seguinte posso acordar tarde de novo, quando eu percebo já são mais de 23h30 e eu ainda tô bem tranquila fazendo várias coisas, como se eu não fosse acordar dali 5 horas. ainda tô sofrendo pra me adaptar a essa parte.

só tive um mês dessa nova rotina de pausa no meio da semana, ainda falta um semestre inteiro. é esquisito, ainda não me acostumei, mas tá maravilhoso! vou sentir falta de poder colocar meu sono em dia quando minha grade horária mudar </3


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