sexta-feira, 21 de agosto de 2015

latim: e a saga continua

temos aqui pela frente mais um semestre cheio de surpresas não tão surpreendentes assim. já falei mais de uma vez, mas vou repetir mesmo assim: eu tive um professor de latim totalmente pirado no terceiro semestre da faculdade. vejam bem, eu entendo que não dá pra exigir muita coerência de alguém que escolhe uma língua morta como material de pesquisa/trabalho, mas bom senso é o mínimo que se espera de um professor da ~maior universidade do brasil~ né, migas...

pra recapitular bem rapidinho: o prof deveria ter ensinado conceitos básicos da língua (declinações, casos, etc), assim como fizeram todos os outros. o prof se achou too cool for school e resolveu ensinar gramática histórica, ignorando total a introdução ao idioma. o prof descobriu que não daria a continuação da matéria no semestre seguinte, deixando todos os alunos dele na mão. o prof disse pra gente que os outros profs tinham combinado de passar uma revisão no início das aulas, pra ajudar quem tivesse menos conhecimento sobre latim (no caso, não tínhamos conhecimento quase nenhum). e foi isso.

pra evitar uma catástrofe no meu resumo escolar (leia-se: pra evitar uma ~nota vermelha~ no meu ~boletim~ heh), eu escolhi como professor pra introdução ao latim II um cara super didático que deixa levar material pra consulta no dia da prova. pra quem não sabe nem 10% do que deveria saber, prova com consulta é uma solução, no mínimo, interessante. ou, em outras palavras, não tão desesperadora. mas isso era o que eu pensava antes da primeira aula do cara...

eu já tinha assistido aulas dele semestre passado. o professor é meio fora da casinha, mas, novamente, não podemos esquecer que o cara dá aula de latim por livre e espontânea vontade, né? pois bem. esse cara é ótimo. é um tiozinho meio esquisito, sempre com a mesma roupa (uma camisa toda amassada, uns números maior do que deveria ser, e uma calça larga que continua caindo mesmo com o cinto), com uma barba enorme meio bagunçada, que dá uns "gritos" aleatórios ao longo da aula e se enfia no meio das carteiras sem o menor pudor pra puxar os cadernos dos alunos e verificar se as respostas dos exercícios estão corretas. bem peculiar, eu diria.

pois bem. nada disso é problema, acho ótimo até. não sou tão fã assim da parte do caderno, acho meio invasão do espaço alheio, mas enfim... entendo que o aluno tem de participar e tal. o problema mesmo é que a primeira coisa que o cara disse quando entrou na sala no primeiro dia foi:

- vamos continuar a matéria de onde paramos semestre passado. tô vendo bastante gente conhecida aqui na sala e, mesmo que tenham alguns alunos que vêm de outros professores, tá tudo bem. todo mundo ensina a mesma coisa, né? então. a gente viu até a terceira declinação. a 4 e a 5 eu não vou ensinar não, vocês aprendam em casa utilizando a apostila, porque aluno de letras também é pesquisador. sendo assim, vamos ver as matérias x, y e z. 



HAHAHAHAHAHAHAHAHA gente, eu mal consigo colocar em palavras o que eu senti naquele momento. sabe aquela gargalhada nervosa que a gente dá quando a única outra opção é chorar? HAHAHAHAHAH (vejam que eu continuo aqui dando essa mesma risada, porque olha...)

tô acompanhando as aulas do cara assim, no escuro, já sabendo que vai ser meio hardcore aprender o conteúdo de 2 fucking semestres de um idioma novo praticamente conta própria antes da primeira prova. aliás, prova essa que o professor fez questão de avisar de antemão que vai abranger conteúdo pra cacete, só pro meu emocional ficar um tantinho mais abalado. adorei.

mas a parte boa é que latim é uma língua divertida. por exemplo, existe o verbo frango. tem como não se divertir estudando uma coisa dessas? tem, com certeza tem. mas vamos fingir que tá tudo ótimo, assim fica mais fácil de levar.

sobre a letras: quem disse que seria fácil, não é mesmo???? (todo mundo disse, aí é que tá o problema.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário