domingo, 23 de agosto de 2015

a seleção de músicas mais nonsense do brasil

gosto muito de música brasileira. mais do que de música internacional, definitivamente. e acho um saco quando a síndrome do vira-lata atinge esse campo, porque o que mais tem no brasil é música boa. se a galera não se dá ao trabalho de ouvir, a culpa não é dos artistas. 

senti uma necessidade sem explicação de vir aqui compartilhar algumas das minhas preferidas. mais pra eu mesma ter onde buscá-las quando eu quiser do que pra qualquer outra coisa, apesar de eu achar necessário que mais pessoas tenham acesso a elas. se eu gosto tanto, acho válido mostrar pra mais gente. acho válido que mais pessoas gostem. passei da fase de esconder minhas coisas preferidas só pra mim, eu acho :)

eu utilizei um total de zero critérios pra montar essa playlistzinha fajuta. uma música não tem ligação com a outra, não pensei em absolutamente nada que pudesse ligar todas elas. além do fato de que eu gosto muito de todas, claro. na real, acho que se eu precisasse dar um nome pra minha seleção de músicas seria: "minhas primeiras catorze músicas brasileiras preferidas que me vieram à cabeça" (isso mesmo, 14. pra ativar o toque de algumas pessoas. e o meu também, de levinho). ah, tentei fugir do óbvio e, sendo assim, não coloquei nenhuma das minhas bandas queridinhas de mocinha adolescente etc e tal hehe

olha só quanta coisa legal pra escutar:

5 A SECO - PRA VOCÊ DAR O NOME
"essa dor eu num quero pra ninguém no mundo, imagina só pra você. quero é te ver dando volta no mundo, indo atrás de você sabe o quê (...)"

essa foi a música que eu mais escutei esse mês, provavelmente. não que eu tenha contado, mas imagino que nenhuma outra tenha superado a quantidade de vezes que eu ouvi essa aqui. a princípio, eu ficava muito triste quando escutava, me batia uma bad bem ruim. agora eu ainda fico sentida, mas já não tem mais o mesmo baque. já consigo enxergar algo de positivo por trás da tristeza, sabe? (fez sentido isso? talvez não.)



ALCEU VALENÇA - ANUNCIAÇÃO
"a voz do anjo sussurrou no meu ouvido, eu não duvido, já escuto os teus sinais, que tu virias numa manhã de domingo (...)"

eu não sei por que eu gosto tanto dessa aqui. acredito que tenha muito mais a ver com a letra do que com a melodia, aí o conjunto da obra vira amorzinho de forma geral. eu vivo cantarolando anunciação pra cima e pra baixo dentro de casa, acho bonita! :) 


NANDO REIS - ESPATÓDEA
"não sei se o mundo é bão, mas ele está melhor desde que você chegou e perguntou 'tem lugar pra mim?' (...)"

o nando é incrível no geral né, quis colocar umas dezoito músicas só dele aqui. mas essa em particular (nesse vídeo em especial) me faz sentir vontade inclusive de chamar uma filha de zoé, só pra poder dedicar uma música tão bonita assim pra ela :')


ELIS REGINA - COMO NOSSOS PAIS
"você pode até dizer que eu tô por fora, ou então que eu tô inventando. mas é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem"

essa mulher, gente. nem conheço tanto assim, nem escuto tanto assim, mas olha esse vídeo... tinha como uma música dessa, com uma letra dessa, com uma performance dessa, com uma voz maravilhosa dessa ficar de fora? não tinha, é claro que não. (aliás, elis regina me faz lembrar da minha prima maravilhosa e de um episódio bem engraçadinho da nossa infância. saudade, cacá!) 



GONZAGUINHA - SANGRANDO
"quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda. é apenas o meu jeito de viver o que é amar (...)"

eu amo essa música num tanto que até dói! dói de amor e de tristeza também, porque olha: o coração aperta de verdade com esses 2 minutinhos e meio de poesia musicada ;~ dá pra sentir na alma o peso de tudo o que ele fala, com essa performance pesada por si só...  


CASSIA ELLER e NANDO REIS - RELICÁRIO
"o que está acontecendo? o mundo está ao contrário e ninguém reparou. o que está acontecendo? eu estava em paz quando você chegou"


eu gosto muito da cássia (bate uma tristezinha quando eu penso que ela foi embora tão cedo), eu gosto muito do nando (tanto que ele já apareceu nessa lista antes), mas eu acho que gosto mais ainda deles juntos. eu ia colocar all star, por motivos óbvios de ser a declaração de amô mais bonita do brasil, mas não deu: relicário é irresistível!


DJAVAN - SE
"são jorge, por favor, me empresa o dragão. mais fácil aprender japonês em braile do que você decidir se dá ou não"

assim como na anterior, eu quase coloquei outra música. no caso, te devoro. mas, novamente, não fui capaz de dizer não a essa maravilhosidade. djavan é um cara massa, não entendo nada das músicas dele, parece que o moço abre o dicionário, escolhe umas palavras aleatórias e compõe. é joia!


CRIOLO - LINHA DE FRENTE
"quem tá na linha de frente não pode amarelar o sorriso inocente das crianças de lá"

cê pode não gostar do estilo musical, cê pode até não gostar do cara (wait WHAT?), mas todo mundo tem de reconhecer que les crioles é um baita dum mocinho gente fina! acho amor, acho importante. e acho digno de reconhecimento, pra dizer o mínimo.  


TIM MAIA E GAL COSTA- UM DIA DE DOMINGO
"eu preciso respirar o mesmo ar que te rodeia. e na pele quero ter o mesmo sol que te bronzeia. eu preciso te tocar e outra vez te ver sorrindo (...)"

preciso dizer que também quase escolhi outra música? não apenas uma outra, mas fiquei em dúvida entre, aproximadamente, noventa e sete. que culpa eu tenho se o moço tim maia tem tanta música ótima, gente? aliás, ele é uma das pessoas que eu tenho uma vontade não tão secreta de abraçar por longos minutos, até doer os braços, mesmo que ele tenha sido um cerumaninho meio duvidoso. pena que não é exatamente possível fazer isso...


MARIA GADU e LEANDRO LEO - LARANJA
"se quer tamanho eu vou despir a alma e afogar a calma salivando um beijo teu. siga a seta e diga que sou seu"


por um período dessa minha vidinha, fiquei viciada em maria. a voz é gostosa, as músicas são ótimas, ela é ótima. vejam bem, eu gosto até de shimbalaiê, aquela música chata que tocou em uma novela aí. mas essa aqui, laranja, foi a primeira que escutei e percebi que "opa, essa menina é maravilhosa!". ainda mais assim, acompanhada do menino leandro leo, que é um amorzinho por si só.

ZECA PAGODINHO - RATATUIA
"vacilou, me tirou de mané. não pensou, vai voltar pra ralé. já tá provado, quem nunca comeu melado se lambuza até o pé"

sendo eu filha de quem sou, não podia faltar um sambinha nessa lista. sei cantar uma porrada de músicas do zeca, gosto de praticamente todas elas. mas essa aqui, além de engraçadinha, animada e legal pra caramba, ainda me faz pensar na minha mãezoca. lembro quando escutamos essa música numa viagem de carro e fizemos questão de aprender a cantar a letra inteira, porque era ótima. e porque o nome da música é incrível também, convenhamos.


ZÉLIA DUNCAN - TUDO SOBRE VOCÊ
"e até saber de cor no fim desse semestre o que mais te apetece, o que te cai melhor, enfim eu saberia. 365 noites bastariam pra me explicar por que, como isso foi acontecer"


descobri essa música do nada, ouvindo rádio no carro. achei super legal, até meio dançante, talvez. mas essa letrinha foi o que me ganhou, óbvio. é tão amorzinho e é tão "minha", parece o tipo de coisa que eu escreveria caso fosse compositora até hahaha


CAZUZA - CODINOME BEIJA-FLOR
"você sonhava acordada um jeito de não sentir dor. prendia o choro e aguava o bom do amor"

eita que o menino aqui era intenso, exagerado, se entregava até o último fio de cabelo... e é por isso que eu gosto dele :) e essa música é triste pra caramba também, mas é tão gostosa de ouvir. acalma a gente, eu acho. (ou desespera, vai que você se identifica com a tal da música que nunca mais tocou e não tá pronto ainda pra lidar com isso? acontece, paciência.)


CHICO BUARQUE - COTIDIANO
"toda noite ela diz pra eu não me afastar, meia noite ela jura eterno amor e me aperta pra eu quase sufocar e me morde com a boca de pavor"


não podia faltar chico nessa espécie absurda de playlist (por mais que eu quase tenha esquecido de colocá-lo aqui). em um mundo em que existe a música construção, eu precisei de muito esforço pra escolher outra dele, no fim das contas. é que, por mais que a outra seja genial, essa aqui mexe mais comigo. acontece, né? 

***

e por hoje é só. fez sentido esse post? não fez. tem sentido colocar essas músicas todas juntas? não tem. eu tô me importando com isso? não tô. se eu vou escutar tudo isso várias vezes, num repeat eterno? ô se vou! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário