segunda-feira, 15 de junho de 2015

10 coisas que aprendi com relacionamentos

"10 coisas que aprendi com relacionamentos: atuais, antigos, que terminaram bem, que terminaram em briga... ninguém sai de um relacionamento com a sensação de que perdeu o tempo 100%, né? Compartilha com o mundo as suas 10 principais lições."


não sou assim a pessoa com o maior número de relacionamentos nessa vida. mas levando em consideração o fato de que meu antigo namoro durou mais de 2 anos e meio e o de agora já tem quase 1 ano e 9 (sem falar dos namoricos menores, que eu não costumo colocar na conta), acho que eu realmente aprendi uma quantidade considerável de coisas, né? aproveitando a deixa do dia dos namorados (que acabou de passar), deixo aqui meus aprendizados mais relevantes:


1. um não tem que tentar mudar o outro. basicamente "seja você a mudança que você quer ver no mundo", sabe? ninguém tem o direito de interferir na vida alheia do tipo "seja como eu quero, não tô nem aí pras suas preferências" etc. se o seu namorado não age da forma como você prefere, aprenda a lidar com isso. pode ter certeza que você não vai ser mais feliz mudando a pessoa; isso só vai te dar dor de cabeça. a quantidade de brigas que vão surgir porque cê tá querendo transformar o outro no que você idealiza como melhor vai ser imensa! tenta se adaptar ao que o outro é que aí ele também vai tentar se adaptar a você e assim tudo tende a se encaixar de forma mais leve, mais natural. mesmo que o outro mude só pra te agradar, ele próprio talvez não esteja feliz com isso. e, não por nada né, mas acho que quando a gente gosta mesmo de alguém a nossa maior vontade é que essa pessoa esteja sempre feliz. que raio de amor é esse que prefere ver o outro descontente só pra que você esteja satisfeito? sei lá, hein...  

2. independência é importante. não que eu saiba lidar bem com esse conceito, mas eu tenho total noção do quanto isso faz a diferença. ah, aqui fica implícito que confiança é essencial também. não dá pra vocês ficarem grudados o tempo inteiro, não dá pra deixar de existir uma individualidade, não dá pras duas vidas se fundirem em uma só. as pessoas precisam do seu espaço, precisam do seu momento, precisam dos amigos. e as pessoas têm interesses diferentes, é sofrível esperar que os dois estejam sempre juntos fazendo e pensando as mesmas coisas. AH, agora o ponto principal: sua felicidade não pode depender do outro. é uma ideia péssima depositar todas as suas fichas em alguém e esperar que essa pessoa vá te fazer sorrir 24/7. seja feliz sozinho, antes de mais nada, e deixe que a outra pessoa te transborde de alegria. aí sim a coisa funciona bem! :) por mais que eu ainda tenha um sério problema de dependência, mantenho isso sempre em mente pra ver se eu consigo melhorar.   

3. se não tá mais fazendo nem um pouquinho bem, tá na hora de cair fora. por mais óbvio que isso pareça, aparentemente ninguém consegue colocar esse item em prática. eu também demorei uma eternidade de tempos pra conseguir. acho que um relacionamento serve pra, primeiramente, te colocar pra cima. se você tá se sentindo feliz, completo, empolgado, motivado... tá ótimo. mas a partir do momento em que a outra pessoa começa a te puxar pra baixo e você passa a ser alguém que vê a vida em tons de cinza, porque tudo tá sempre ruim, SEGUE EM FRENTE. larga a comodidade pra lá e vai ser feliz de novo, sabe? essas de "ruim com, pior sem" não são necessariamente reais. mesmo que a gente tenha a impressão de que nunca vai arrumar outra pessoa, a gente obviamente vai. e pode ser que seja infinitas vezes melhor. 

4. assistir filmes/séries juntos é muito mais legal. e isso não significa necessariamente os dois estarem sentados um ao lado do outro, se abraçando e comendo pipoca (mas é óbvio que essa é a melhor parte! :D). assim, quando os dois acompanham a mesma série, por exemplo, e depois discutem sobre ela e formam teorias e trocam opiniões e tudo mais: sério, é d+! na real isso vale pra qualquer coisa né, não só filme e série. qualquer coisa que o casal tenha de interessse em comum e abra margem pra essa troca maravilhosa de ideias depois, é muito bom <3 

5. rotina é um inferno. é claro que eu gosto dessa coisa de começar todos os dias com um "bom dia, amor" e terminar com um "boa noite, amo você". mas essa é a parte fofa, a parte gostosa, a parte que vale a pena ter. agora, quando a rotina atinge aquele nível "todo sábado a gente come pizza no mesmo lugar e todo domingo a gente vê o mesmo programa na tv", sem na-da de novo, sem nenhuma mísera surpresinha, sem uma única mudança na programação de toda santa semana... dá vontade de morrer, né? super legal almoçar na casa da avó do boy que faz aquela macarronada delícia. super insuportável fazer isso toda quinta-feira durante um total de 8 meses, sabe? quando a rotina se torna obrigação e você faz aquilo sem nem pensar, só por já estar condicionado a tal, acho que tá na hora de mudar.

6. namoro bom é totalmente diferente de namoro perfeito. por exemplinho: meu namoro atual é incrível! a gente se dá absurdamente bem, a gente ri o tempo inteiro, a gente conversa sobre toda e qualquer coisa, enfim, é ótimo de verdade. mas isso tá longe de significar que a gente nunca se estranhe, né? é claro que eu fico triste e irritada com ele v á r i a s vezes. é claro que ele me acha chata pra caralho v á r i a s vezes. é claro que a gente fica de cara feia um com o outro. porém é claro que a gente continua junto se amando e achando nosso namoro bom pra caramba, porque os momentos ruins são resolvidos e tudo volta à normalidade. 

7. diálogo é tão importante quanto amor pra fazer o negócio funcionar. pro namoro dar certo, o casal tem que conversar. a pessoa tem que dizer o que pensa a respeito das coisas, tem que dizer o que tá sentindo, tem que contar quando estiver incomodada. só que isso não é suficiente. pra realmente rolar, a outra tem que interagir. tem que expor a opinião também, tem que mostrar se concorda ou não. e aí, juntos, os dois chegam num consenso e tentam sempre ir se melhorando e se ajeitando. não dá pro casal ser íntimo pra fazer sexo e não ter a menor intimidade na hora da conversa, né? 

8. se não tiver reciprocidade, fica difícil de lidar. imagina que você tá lá, se doando 102% pra fazer o namoro dar certo. você reserva todo o seu tempo livre pra outra pessoa, você coloca ela como número 1 na sua lista de prioridades, enfim. e a pessoa vai lá e prefere ir na feira com a tia do que ir comer um lanche com você naquele único momento em que vocês teriam pra ficar juntos... OI? tá meio errado isso aí, hein? ou então o inverso, né. a pessoa faz de tudo e mais um pouco pelo bem do casal e você não move uma mísera palha pro negócio ir pra frente. acho que assim não rola. ou então tem ainda aquela velha história: um ama mais que o outro. um se importa mais que o outro. um se dedica mais que o outro. enfim. pode até ser que funcione, mas com certeza fica muito mais difícil...

9. seguir em frente parece impossível, mas uma hora tudo se ajeita. como nem tudo são flores, relacionamentos acabam. e quando isso acontece, normalmente a gente entra em parafuso. rola todo aquele stress baseado em "ai meu deus minha vida acabou não sei viver sem ele/ela o que será de mim agora ninguém mais vai me amar" etc etc etc. tudo bobagem, né? tem tanta gente aí nesse planeta... como é que uma só no mundo inteiro ia gostar de você? pelo menos mais uma porrada de gente vai acabar se interessando por você também, sabe? e assim, ninguém morre porque o relacionamento terminou. sua vida continua aí, linda de ser vivida, cheia de coisa pra você fazer... curte sua fossa, deixa o tempo agir, levanta a cabeça, larga o apego pra lá e pronto, cabô! ok que a coisa tá longe de ser tão fácil assim, eu demorei muito tempo pra me recompor totalmente depois que meu antigo namoro acabou, mas agora tô aqui feliz da vida. tudo se ajeita! ;)

10. as risadas se multiplicam quando os dois estão em sintonia. é incrível como fica tudo muito mais divertido quando os dois se dão bem e fazem coisas legais juntos. uma simples ida ao shopping pode se tornar um passeio sensacional quando o clima tá bom. as piadas sem graça de repente ficam ótimas, só porque foi a outra pessoa quem contou. aliás, eu vivo tendo crise de riso com o meu namorado (daquelas que eu fico sem ar, choro sem parar e minha barriga fica dolorida depois), coisa que não me acontece com mais ninguém. e mesmo que, na maioria das vezes, sejam as minhas próprias piadas que me fazem rir tanto, tenho certeza que isso só acontece porque quem tá comigo é ele. ninguém mais me deixa tão à vontade pra ser boba sem medo de ser feliz <3


tema sugerido pro mês de junho pelo Rotaroots :)

Um comentário:

  1. Aprendi muitas coisas parecidas que vc..
    Independência é tudo, depender de alguém não tem condições.. sobre a rotina? Ela é inevitável né? Temos que aprender a lidar com ela

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir