quinta-feira, 14 de maio de 2015

em prol da princesa giselle

começo o post de hoje enfatizando o fato de que encantada é um filme absurdamente underrated e isso é, obviamente, um absurdo sem fim. 


tem como não amar um filme que começa como animação mas continua com pessoas reais e volta à animação no final? e a coisa funciona e não fica sem pé nem cabeça e é tudo maravilhoso? não, não tem como não amar. ainda mais porque o filme conta a história de uma das princesas mais fofinhas da disney!


[SPOILER ALERT - vou contar o que acontece no filme sim e isso não é uma coisa ruim, tá? talvez isso te convença a, inclusive, assistir pela primeira vez. ou te convença a dar uma segunda chance pra ele, quem sabe?]

giselle é aquela típica princesa estilo branca de neve que conversa com bichinhos. e seu príncipe encantado, edward, é daqueles que tem um ~fiel escudeiro~ e aparece no filme pela primeira vez derrotando um ogro bem grandão. os dois nunca se viram, mas se conhecem por causa da música de amor que eles cantam "um pro outro". bem clichê de conto de fadas, né? pra ficar tudo ainda mais óbvio, existe uma rainha má que quer acabar com a princesa. o que acontece de tão especial é que, em vez de matar a moça, a giselle é jogada num poço. quando ela chega no fim, o que ela encontra é uma tampa de bueiro no meio de nova york.


a princesa já chega no mundo real descobrindo que as pessoas são horríveis, já que ninguém se dispõe a ajudá-la (vejam bem, a moça foi "expulsa" do reino encantado de andalasia, saiu de um buraco numa rua movimentada de manhattan vestida de noiva/princesa e ninguém se dá ao trabalho de auxiliar essa maluca perdida que não tá entendendo nada). até que a morgan, uma criança muito fofinha, convence seu pai, robert, de que ali se encontra uma princesa de verdade e eles pre-ci-sam ajudar a coitada!!! a graça de tudo isso é que o robert é a pessoa mais cética do planeta, enquanto a princesa ainda mantém a sua cabecinha de conto de fadas naquela nova realidade <3 o princípe edward, quando descobre o que aconteceu com a giselle, decide ir atrás dela e pula no poço acompanhado do pip, o esquilo mais fofinho da disney (sorry, tico e teco!). o robert tem uma namorada, a nancy. no final das contas, os casais se invertem :) no meio disso tudo, acontecem muitas coisas legais. o tal do fiel escudeiro do príncipe era, na verdade, comparsa da rainha. ele também vai parar em nova york e fica o filme todo tentando matar a princesa, obviamente sem sucesso algum. até a rainha em pessoa vai pra lá tentar finalizar o serviço. e ela faz isso se fingindo de velhinha no meio de um baile, com todo mundo vestido de gala, na maior mistura da cena do baile de a bela e a fera, da rainha da branca de neve e do dragão de a bela adormecida <3

rainha narissa

eu gosto da giselle porque ela mostra que é possível sim você continuar de coração puro e manter sua inocência mesmo rodeada de pessoas corrompidas pela sociedade. ela não chega no mundo real e se transforma em outra pessoa, por causa da influência do dia-a-dia nova iorquino. ela continua sendo a mesma mocinha sorridente e cantante que enxerga beleza nas coisas mais simples que a vida tem pra nos oferecer.


e como se não bastasse essa lição que a princesa traz (repetindo: é possível continuar uma pessoa boa que vê a vida por uma perspectiva positiva mesmo vivendo na nossa realidade), o filme conta com músicas ótimas e cenas que são, além de engraçadas, ma-ra-vi-lho-sas! por exemplo:

1) Harry Working Song

HAHAHAHA gente! a princesa canta e recebe ajuda dos bichos mais sujinhos e odiados da cidade grande. e ela acha isso fantástico e super natural, afinal de contas eles continuam sendo animais como quaisquer outros. olha que coisa incrível!

2) That's How You Know 

MELHOR CENA DE TODOS OS FILMES DA DISNEY. sério! os caras tão no meio do central park e começam a cantar e dançar todos juntos - algo super normal pro padrão disney de ser. porém nosso querido robert fica lá se perguntando "wtf como todo mundo conhece essa música e eu não? pq cêis tão tudo dançando? CÊ VAI MANDAR POMBOS PRA NANCY?? wtf giselle?????" <3

gente, deu pra entender que eu amo esse filme, né? e eu recomendo, tá? bastantão! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário