sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

filme do mês: Minha Mãe É Uma Peça

esse filme é de dezembro, mas o post tá saindo só em janeiro porque eu assisti dia 30/12 e aí já não dava mais tempo de postar no mês correto. além desse, só assisti um outro filme no último mês do ano, que foi o hobbit - a batalha dos 5 exércitos (e, sinceramente, nem curti tanto assim) ¯\_(ツ)_/¯

eu já tinha ouvido bastante gente elogiando o filme minha mãe é uma peça, já tinha vontade de assistir, mas posterguei até o penúltimo dia de 2014, quando uma certa emissora duvidosa de tv resolveu passar esse filme depois da novela das 21h :)

já começo adiantando o ponto final: eu adorei. dei risada, fiquei com vontade de chorar, senti peso na consciência, senti alívio, quis sair correndo e abraçar minha mãe... esse é um filme brasileiro de comédia (que eu normalmente detesto já de antemão) que eu realmente recomendo e realmente assistiria mais vezes se a oportunidade surgisse! 

o filme conta a história da dona hermínia, representada pelo ator paulo gustavo, e foca bastante na relação dela com os seus filhos, principalmente os dois que moram com ela. a dona hermínia é uma maluca descompensada que grita durante o filme todo (e, por isso, me fez rir muito) e xinga todo mundo, mas que é um pouco incompreendida pela própria família. no fundo, apesar desse jeito exageradíssimo que ela tem, sua motivação é apenas o amor e o excesso de cuidado que ela tem com os filhos. mas como o jeitinho dela é um pouco ~bizarro, o que mais acontece é discussão, gritaria e desaforo dentro da casa deles. certo dia, a mãe acaba escutando sem querer a filha falando umas coisas bem pesadas a respeito dela (tipo "jamais que eu vou ser igual a mamãe quando eu crescer, deus me livre. preferia morar com o papai e a madrasta do que com ela" etc) e então a dona hermínia tem uma espécie de crise emocional e sai de casa, indo morar com uma tia. nesse meio tempo, ela conta pra tia (pro público, na vdd ^^) diversas histórias passadas de momentos engraçados que a família já viveu. até que no final do filme tem uma cena bem bonita da reconciliação e rola até uma declaração de amor entre mãe e filhos <3 mas depois, quando a dona hermínia já está de volta em casa, tudo fica como antes e os desaforos rolam soltos de novo. mas pra eles é assim mesmo, independente de qualquer coisa o sentimento é verdadeiro e não vai sumir só porque a filha gritou que a mãe é insuportável ou porque a mãe tacou um balde de água na cara da menina pra acordar ela de manhã hahaha


o filme me fez repensar um pouquinho a minha relação com a minha mãezoca. me identifiquei com os filhos sem paciência criticando as atitudes da mãe, mas reconheci também que no fundo as intenções sempre foram as melhores. mãe sempre põe o bem estar das crias em primeiro lugar, mesmo que os filhos não entendam dessa forma. mas fiquei satisfeita em perceber que eu e minha mãe nos damos muuito melhor do que a dona hermínia e a marcelina (ainda bem!), ponto positivo pra nós! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário