terça-feira, 9 de dezembro de 2014

sobre trabalhos em grupo e gente folgada

trabalho em grupo é, basicamente, uma porcaria. sempre tem aquele que faz mais que todo mundo, aquele que finge que ajuda mas no fundo não faz quase nada, aquele que nem se manifesta a respeito e tá só no aguardo da nota que vai receber às custas do esforço alheio etc etc etc.
no caso, eu sou a boboca que pega tudo pra si. espero os outros tomarem atitude, espero os outros demonstrarem interesse. mas no fim das contas, é bem difícil eu receber a ajuda necessária pra poder chamar aquilo de trabalho em grupo realmente. costuma ser mais um "eu faço sozinha e vocês, malditos, se dão bem também". 
no colégio, meu grupo de trabalho era enorme. e era formado pelos meus amigos, que estudavam comigo há anos. eu não era a única que fazia, tinha pelo menos mais dois que dividiam comigo a carga, o que já aliviava bastante (mesmo que os outros muitos não fizessem lá tanta coisa). mas a gente tinha liberdade um com o outro, eu podia apontar o dedo na cara do ser humano e dizer "migo, sério, larga mão de ser folgado e faz essa porra! tá aqui o que é pra você pesquisar, tô esperando isso pronto hoje a tarde" e tal. e mesmo que o cara não fizesse direito, mesmo que ficasse uma bosta... eu não ligava muito em corrigir, em refazer. porque, vejam bem, eram amigos meus. eu gostava deles. eu queria que eles também tirassem notas boas. 
agora na faculdade, a coisa é diferente. ainda existem aqueles que se aproveitam de você, mas tem um agravante na situação: eu não conheço a pessoa. antes de ela surgir na minha frente e falar "ow, não conheço ninguém na sala, posso ser do seu grupo?", nós não tínhamos criado nenhum laço. e mesmo depois, a única coisa que existe é uma conversa no facebook com o título "trabalho da matéria x". não convivemos um com o outro, não sentamos juntos na aula, não nos falamos fora dessa conversa, não sei sequer o nome inteiro da pessoa. então, ceis que me desculpem, mas não faço questão alguma de ver a pessoa com a nota alta junto comigo sem que ela tenha feito por merecer. aí nem bom dia a pessoa me dá e depois ainda tem a cara de pau de largar todo o peso nas minhas costas, se fazendo inclusive de desentendida, como se nada de errado tivesse acontecendo? PLMDDS, não consigo entender gente que age assim e se sente confortável com isso. não é possível que o egoísmo seja tão grande. pra finalizar, ainda tive que escutar um "ah, se eu pudesse eu teria ajudado. mas sabe como é né, eu trabalho e tals. nem dá". respirei fundo, dei um sorrisinho e ignorei. mamãe me ensinou a manter a educação mesmo quando minha vontade é de dar um soco no nariz do coleguinha. 
(mas como eu sou mesmo bem boboca, o nome de todo mundo do grupo tá na capa do trabalho. até das belezinha que fizeram 1/5 do que foi combinado. um dia eu aprendo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário