terça-feira, 4 de novembro de 2014

stop the beauty fucking madness

por que é tão importante assim a mulher se encaixar num padrão de beleza que se encontra há anos luz de distância da realidade das pessoas normais? por que é tão natural você apontar o dedo na cara de alguém e dizer, sem mais nem menos, que essa pessoa é feia/gorda/etc? por que a felicidade e o bem estar do ser humano fica em segundo plano se comparado a essa suposta perfeição externa?

qual a dificuldade em aceitar a diferença do outro? ou melhor, da outra. porque homem não sofre com esse tipo de coisa. quem sofre é mulher. sofre pelo desprezo dos homens, sofre pela maldade das outras mulheres, sofre pela imagem distorcida que ela passa a ter de si própria. maquiagem e cirurgia plástica servem pra esconder e disfarçar as imperfeições do corpo, mas a pobreza de espírito e o caráter duvidoso de quem julga o próximo continuam lá, sem retoque algum. 

a sociedade tem um poder absurdo de pressionar e oprimir. digo com convicção e por experiência própria. sou magra, até um pouquinho abaixo do peso, e isso não me impede de ser muito neurótica quando o assunto é engordar. se eu me olho no espelho e minha barriga está se sobressaindo, me dá uma sensação tão desagradável que eu não consigo descrever. mas, antes que eu seja mal interpretada, isso não é porque eu não quero ser gorda. isso é porque minha neura maior está em outras partes do meu corpo e, na minha cabeça, a magreza é uma das coisas que "me salvam". 
tenho espinhas - muitas, todas, infinitas - desde os 12 anos. às vezes minha pele fica momentaneamente melhor, depois elas voltam com força total. no rosto, nas costas, no peito. e, por falar em peito, esse aí é o meu maior "problema". meus seios são pequenos, comprar sutiã é um parto porque eu não me sinto bem com praticamente nenhum, minhas camisetas P ficam todas largas porque eu não preencho o tecido e por aí vai.

hoje em dia eu não ligo mais. não deixo mais de tirar foto porque meu rosto está marcado demais, não deixo mais de usar determinada blusa porque ela não favorece meu busto. ainda não me aceitei 100%, mas tô caminhando pra isso. se o julgamento alheio não fosse tão gritante, talvez eu não me importasse com esses detalhes do meu corpo. mas agora, mesmo que sob o olhar do outro eu não seja ~perfeita, eu não tô nem aí. o importante mesmo é que eu me ame, cuide de mim e seja feliz acima de todas as coisas. e você que se importa tanto assim com a celulite, as estrias, as rugas... da outra: eu te desejo amor. muito, pra transbordar. e aí, quem sabe, você começa a dar mais valor pro que realmente merece. 


"perfection is a disease"

Nenhum comentário:

Postar um comentário